Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

4 de outubro de 2011

Novamente a cortina que faz tanto sucesso

Fiz um passo a passo desta cortina neste pot AQUIs

Essa cortina é mimosa e faz o maior sucesso. Já fiz muitas para vários espaços, em várias casas que já morei - ao todo foram 9 casas diferentes, a maioria alugada porque desde que me casei acompanho meu marido em suas transferências de cidade por causa do emprego. Como diz minha amiga Bertha, do Delicatto Atelier, somos esposas "seguidoras" dos maridos. Abrimos mão do nosso trabalho, família e amigos e fomos para outro Estado acompanhá-los. Ela chama isso de "vida de trecho", cada hora num lugar diferente. Mas o meu porto seguro mesmo é a minha casa, em São Paulo, porque é lá que quero viver meus últimos dias, quando Deus quiser. É lá que tenho as minhas melhores lembranças, das escolas em que estudei, da faculdade, dos meus empregos, toda minha família, onde me casei, tive minhas filhas. É lá que estão as ruas onde andei, a frondosa árvore que guarda meus segredos na esquina da casa onde fiz aulas de eucaristia, a primeira casa que morei... E é lá que moram  meus amigos, gente que faz parte da minha vida desde a época de grupo escolar... E é lá que meu pensamento está toda hora, buscando fatos, gente, buscando aconchego e afeto... Ô mulher por que resolveu levantar defunto numa manhã dessas tão linda e ensolarada? Ah, esqueci, vim aqui falar da cortina.

Morando em tanto lugar diferente nunca dava para fazer "aquela" cortina e foi daí que resolvi costurar minhas próprias coisas, gastando pouco. Esse modelo de cortina nasceu quando minha carreira de "seguidora" começou, em São José dos Campos. O apartamento era pelado, pois nem gabinete nas pias tinha e eu não ia fazer porque o apartamento era alugado. Enquanto levava minhas filhas para brincar no Parque Santos Dumont (uma com 1 ano e meio e a outra com 3), parava na porta daquelas lojas de decoração e ficava  sonhando, fazendo planos, querendo tornar minha nova casinha o mais aconchegante possível. Ia  nessas lojas que fazem cortinas sob encomenda e ficava lá examinando, virando o lado avesso para ver como tinha sido feito e foi lá que vi esse modelo, do tamanho da minha capacidade e tempo disponível. Encantei. Peguei a caçula no colo, dei a mão para a mais velha e voltamos rápido para casa antes que as ideias fugissem da minha atrapalhada cabecinha. Depois que cumpria toda a pauta infantil ia para as minhas criações-copiações e assim costurei por semanas a fio. A caçula acordava a cada 15 minutos e eu  não perdia o rebolado, enfiava uma chupeta na boca, cantava um "tutu marambá não venha mais cá" e voltava correndo para a máquina. Nossa, como sofre uma mãe quando os filhos são tão pequenos, morando longe de ajuda e não estando ainda em idade escolar. Depois fui me empolgando e fiz sapateira, porta-isso, porta-aquilo. O minúsculo apartamento parecia uma confecção, linhas e retalhos por todo lado grudandos no carpete e elas: "mamãe, o que é isso? mamãe pra que serve isso?" Esse post tá mais parecendo o romance Éramos Seis, não acham? 

Só por causa dela resolvi  até mudar a cor dos vasinhos de kalanchoe que tenho na parede, já que essa pia não dá para a janela porque fica na área externa, ao lado da churrasqueira.

12 comentários:

  1. MUito linda mesmo Helena, mas queria uma ajudinha estou com problemas com o bloguer minhas postagens demoram quase 24 horas para ser publicada, da pra acreditar ontem a noite postei algo e até agora meus seguidores não tem acesso a ela só eu, o que pode ser? isso acontece com vc também? vc conhece alguem de algum blog que enteda bem de blogs? bjos

    ResponderExcluir
  2. Tambem só podia fazer sucesso Helena, ela é linda!
    Parabéns!Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Helena!
    A cortina mimosa tem história, heim?Realmente ela ficou mimosa e bem farta.Gostei da cortina, não gostei de saber de mais um "não fui eu que fiz mas...e dai?"Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que postagem linda. Intensa, hiper interessante. Bom saber mais de vc.
    É um absurdo a cara de pau de algumas pessoas em se apropriar do que é dos outros, né? Disso nem esse mundo virtual escapa...
    Sua cortina é fofa e facílima de fazer com esse passo a passo. Acredito que muita gente vai se inspirar.
    Bjks da sempre aqui
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Helena,

    Gostei muito de saber mais um pouco sobre você.
    Entendo a saudade que você sente do seu lugar, das suas coisas, de suas referências. Eu já até fiz um post sobre isso, onde eu disse que nossa casa é o melhor lugar do mundo. Pena que não devemos aqui, falar tudo que sentimos, mas dá vontade.
    Pois é, essa coisa de plágio e uso de imagens indevidamente tá uma febre na blogsfera.
    Imagino como você ficou chateada em descobrir isso. Não é justo.
    Perdemos um tempo organizando um post e no final aguém se apropriar disso e não informar a fonte, não é correto. Ainda mais no seu caso, que faz o passo a passo, que é muito mais trabalhoso ainda.
    Bem, existem algumas formas de decobrir se estamos sendo plagiadas. Se você quiser, me escreva por email que eu lhe indico alguns blogs que estão nos ajudando nesse sentido.
    Eu já fiz a cortina, só não mostrei por que ficaria sem graça. Legal é mostrar no local, já instalada.
    E fez bem em publicar novamente, muitos vão se inspirar na suas que ficaram lindinhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso Helena.
    Como é bom te conhecer mais e saber de tua história.
    Que legal saber que vc começou como tantas de nós, sem saber quase nada, se arriscando mesmo.
    Amei, me deu um super incentivo.
    Obrigada amiga.
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, HElena.
    Muito bom ver este post,saber que vc esta compartilhando sempre seu conhecimento e um pouco da sua historia.
    Hoje estavamos vendo pra decorar a salinha das crianças na igreja e pediram a minha ajuda, precisamos fazer toalhas para as mesas e uma cortina para a pia, ja vou falar desta sua.
    Que sabe eu consiga fazer uma...beijos

    Helena vou postar as fotos da necessaire que aprendi com vc. Muito obrigado e que Deus esteja sempre lhe abençoando grandemente, vc é mesmo especial.

    ResponderExcluir
  8. Helena, essa sua vida de cidade em cidade parece com vida de mulher de militar.
    Também morei em algumas cidades, acompanhando-o. Mas levava meu emprego para onde fosse.
    Lembre que esse acidente de alguem usar sua foto pode ser virus. Não estou dizendo que é. Estou dizendo que pode ser.

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena,

    Lembro claramente desse post... foi lá no comecinho do blog! É uma pena, mas o plágio está em alta...
    Muito gostoso de ler o seu post, contando um tantinho da sua história com uma pitada de humor.

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua historia, mulher é assim mesmo quando ama o Maridinho e as crias.... também sou assim, só não preciso mudar de cidade.
    Quanto as fotinhos e bom voce "assinar" as suas, eu uso o Paint mesmo ou um site que e chama PICNIK, tem em portugues, muito facil de usar e voce pode assinar suas fotinhos e ninguem mais vai roubar suas criações.
    Beijinhos

    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Conheci seu blog hj, e to adorando tudo. Sua criatividade, seu bom gosto, sua generosidade em compartilhar o que sabe, sua forma de escrever e descrever...enfim, me apaixonei pelo blog! Com certeza vou aparecer sempre por aqui
    Quer trocar comigo? moro em São Paulo, mas sonho morar em Minas!!! rs

    Amor e Luz,

    Márvores.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com