Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

21 de outubro de 2011

Pequenas gentilezas

Passeando pela casa  Artes da Vó Tita vi uns potinhos com tampas decoradas que me fizeram lembrar  de coisas já quase esquecidas, mas que ainda guardo dentro de mim porque não quero deixar de ser a pessoa que sempre fui, perder meu caminho, deixar de ser gentil, mesmo quando não são comigo, ter sempre um presentinho para levar junto com um muito obrigada pelo seu carinho, pela sua visita, pelo favor, pelas boas-vindas ao novo vizinho ou, simplesmente por nada, sem compromisso, sem troca, sem intenções, pelo simples prazer de dar ou de dizer "hei, estou aqui, conte comigo... Presentear é carinho, é demonstrar que lembrou do outro, que se preocupou, é atenção. Isso não significa presentes caros comprados em lojas, uma coisinha que você mesma fez, bolachinhas, geleia, um tempero, uma porção de minúsculos sabonetinhos, gotinhas de chocolate, mas tudo com afeto, com carinho... Mas onde por esses presentinhos que na maioria das vezes feito em casa pela gente mesma? Potinhos! De papinha infantil, de cogumelos, de geleia... E como sempre tem paninho em meus posts, corte círculos usando as tampinhas como moldes, como ensina a Maria Alice (acrescentei fitinhas amarradas). Eu adoro um mimo, mesmo que seja um alho socadinho para facilitar na hora do preparo das refeições.

Esse potinho é de champion. O que tem dentro é uma geleia de goiaba que "eu mesma fiz". Não, não fui no quintal mexer o tacho de goiabas, embora o cheiro vazou por debaixo da porta, desceu escadas, entrou na casa dos vizinhos, ganhou a rua...Transformei uma goiabada cascão em geleia. Assim:: Levei ao fogo uma caneca com um pouco de água e uma barra de goiabada casção (pode ser goiabada comum) cortada em grandes pedaços. Conforme ia fervendo, e eu mexendo com a colher de pau, os pedaços iam se transformando em geleia. Desliguei o fogo e transferi para os potinhos. 

Maria Alice, você sempre vem me cutucar a alma, resgatar a pessoa gentil e generosa que ainda habita dentro de mim, apesar dos pesares. 

Mais uma sugestão para presentinhos baratos em vésperas de Natal. Ideal para um vizinho, um amigo, aquela pessoa que lhe prestou tantos favores durante o ano ou simplesmente por nenhum motivo, apenas demonstrar o quanto aquela pessoa é importante porque isso é presente para você. Faça isso e tenha um ótimo final de semana. 

12 comentários:

  1. Helena,

    Eu também sinto o mesmo quando vou visitar a Maria Alice. Ela é muito caprichosa e gentil. E aprecio também o carinho com que ela faz os mimos para os netos.
    Ficou lindo o seu vidrinho e quem receber vai amar.
    Gostaria muito de ter sentido esse cheirinho. Amo goiaba, principalmente a vermelha. Mas aqui não têm, pelo menos nunca vi.
    É isso amiga. Essas pequenas gentilezas nos fazem sentir pessoas melhores.
    Um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  2. O que eu precisava neste momento era sentir o carinho de pessoas que realmente estão ai(virtuais, mas reais).Obrigada AMIGAS!
    Helena, esta idéia da goiabada cascão se transformar em geléia é boa demais.Vou passar para frente.Um fim de semana lindo para voces.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tb sinto o mesmo... sou a favor ainda do carinho, da gentileza... o mundo anda carente =}
    Essa semana fiz umas marmitinhas para umas amigas e ver a felicidade da pessoa, não tem preço!
    Amo goiabada cascão... dimíingeráis mió ainda!
    Saudades da minha terra!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  4. Ah Helena... mas que "delicadeza de gentileza"!!! São esses pequenos gestos que fazem toda a diferença no dia a dia da gente. Um mimo feito pelas nossas mãos são de grande valor, tenha certeza disso. Eu adoro colocar a mão na massa pensando em quem vai receber, já é gratificante desde antes da pessoa ganhar o presente.

    Bjs e bom fim de semana!

    Bertha

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena, estava louca para fazer uma visitinha para você e finalmente consegui. Quanta aula bacana você tem aqui, estou pensando em fazer um curso de corte e costura ano que vem, para fazer roupinhas bem simples, vamos ver...
    Estou morando perto de Uberlândia e estou amando.
    Beijos pra você e parabens pelo blog, está show.
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Que bela ideia!Que capricho!Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Quanta coisa linda Helena!! Você é mesmo muito caprichosa e sei que faz com tudo o mesmo carinho que faz pra vc. Queria ter vc por perto para desfrutar dessas maravilhas!
    Posso fazer uma encomenda por aqui? Se vc puder, gostaria de encomendar 3 porta-maquiagens. Achei demais e, como vc diz, espero que a bagunça das meninas diminuam. Bjs.
    Me manda um e-mail com o n da conta ok? Claudia Nicolodi

    ResponderExcluir
  8. Que amor Helena! É como dizem: Gentileza gera Gentileza. E é por isso que venho aqui agradecer sua gentileza em comentar lá no meu blog. Pegando carona na sua geléia, hoje trouxe da casa da minha mãe folhas de guaco, gervão, acerola, um pedacinho de gengibre e limão para fazer um chá e colocar em uma garrafinha bem legal. Vou levar para uma amiga que está mal com a garganta. Será que ela vai gostar? Amei a ideia da geléia! Tenho uma goiabada há séculos na geladeira e tentarei fazer sua receita. Excelente semana! Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga! Tb morei no José Menino, na Rua Pedro Borges Gonçalves, bem pertinho da praia. É muito gostoso mesmo. Sobre o Ilha Porchat tem sim! O clube continua aberto e ainda tem carnaval sim! Porém, mudou bastante! Antigamente o clube era seleto e os bailes um acontecimento social. Transmitido até pela televisão. Agora ficou popular. Além do Ilha os carnavais no Clube Caiçara tb eram disputadíssimos....Outros tempos!!! Bjus Flor!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá ! mulher abençoada....

    Estou fazendo uma visitinha, e me encantei
    com seus mimos, amo ler, e fiquei um bom tempo.
    Te seguindo, desejo ser aprovada, para retornar sempre
    no seu espaço criativo....PARABÉNS....
    FELIZ DIA DAS MÃES !

    BEIJOS !!!!

    ResponderExcluir
  12. Elaine, e por que não ser aprovada? seja bem-vinda! Fui lá em seu blog e li a linda mensagem que fez ao seu pai.
    Beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com