Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

3 de outubro de 2011

Saias (de bolinha e laise)

Andei sumida por vários motivos e um deles, o principal, porque ando me dedicando mais às aulas presenciais; fazendo roupas para as filhas que diziam "mãe, estou pelada!"; roupas para mim, presentes para o Natal...  

Tive alguns problemas com vírus no computador e acabei deixando o blog inativo por alguns dias. Peço perdão àquelas que me mandaram e-mail querendo saber o que havia acontecido com o blog e eu não pude responder porque o computador estava na oficina e eu com medo de passar vírus.

Pensei ficar assim por mais tempo, de "férias", mas não me sinto confortável quando termino uma costura que não deu nenhum trabalho, não gastei quase nada e o resultado ficou tão bonito, não vir aqui dividir com vocês, principalmente àquelas que têm filha adolescente que querem (e devem) andar sempre bonitinha, usando as últimas tendências da moda, gastando pouco e deixando todo o quarteirão dizendo oh oh oh oh oh!!!!! Você não fica com o coração partido quando um filho pede uma coisa nova, comum à idade, que todo mundo já tem e você precisa dizer não? Eu fico. 

Dia desses eu e a minha filha caçula (tenho uma de quase 16 e outra de 17) fomos ao shopping comprar jeans e, para não perder o costume, fomos à Zara, minha queridinha até então, quando se trata de loja de departamento com roupas bonitas e boas. Digo até então porque depois que li esse artigo, vou, definitivamente abolir da minha lista tal loja. Veja  AQUI. Bem, mas não vou deixar de cobiçar (e copiar) seus modelitos. E voltando à nossa ida ao shopping (antes de ler o tal artigo), eu e minha filha ficamos enlouquecidas com tanta roupa teen. Sim, porque as minhas eu nem me atrevi a olhar porque o dia era dela, para ela. E lá ficamos nós duas dentro do provador de queixo caído (pelos preços altíssimos e pela beleza que tais roupinhas ficam em minha filha de corpo barbie. 

- Ah, mãe, custa tão caro assim essa sainha? Não dá para comprar não? Só essa, vale o investimento porque você é tão danada que vai fazer outras iguaizinhas que posso vender para minhas amigas...

E não é que cometi a loucura de comprar essa micro saia
em tricoline preta com bolinhas brancas por, pasmem, (me xingam de louca, consumista) por R$ 115,00 reais? Não, você não leu errado, foi isso mesmo!!!Mas chegando em casa, para me curar da loucura que fiz, outra loucura: fiz essa branca de bolinha vermelha para a outra filha. Usei meio metro de tricoline (paguei R$ 10,52 o metro!!!); meio metro de tecido para forro e 80cm de sianinha. Amo esse aviamento que combina com tudo, desde pano de prato a roupas mimosinhas para filhas também mimosinhas, como as minhas. Uma dica boa: quando for nessas lojas grandes de aviamentos, não tenha dó de comprar várias peças em várias cores e tamanhos porque elas vão servir para tudo, principalmente encobrir aquela costura que ficou meio tortinha. No caso da saia de bolinha, usei para dar um charme a mais, mas minha filha preferiu usar cinto porque o cós ficou meio larguinho. Para diminuir, precisa desmanchar praticamente toda a saia. Então, vai com cinto mesmo que encobre a mimosa sianinha ou até que engorde mais um pouquinho. Prefiro que use o cinto.
sem o cinto
Infelizmente não fiz um pap dessa saia porque aqui ensino coisas básicas, embora saias como essas são fáceis de fazer. Vai precisar apenas saber colocar zíper. Estou com uma encomenda porque realmente a compra rendeu, pelo menos até agora,  uma. Assim que tiver o tecido em mãos, farei um pap porque eu também sigo os meus paps quando vou costurar, acredita? 

Fiz apenas um passo a passo do leve franzido da cintura porque o modelo pede. Fica mais gracioso.

Aumente o tamanho do ponto da máquina na posição máxima (na Janome é 4) e passe duas costuras rentes à borda. Não é necessário voltar a costura para prender a linha que deve ficar solta. Assim:
Puxe as duas linhas de cima e vá franzindo o tecido uniformemente até que o tamanho da cintura fique do mesmo tamanho do cós. 


 
Empolgada com o resultado resolvi fazer outra, em laise,  que é a renda do momento. Com seus cortes delicados, deixa os looks arejados e ainda mais femininos. Ao invés do leve franzido na cintura, fiz pregas largas. Comprei um metro de laise em algodão (R$ 10,20), usei só meio metro;  meio metro de tecido para forro (usei morim), um zíper de 20 cm e sianinha na cintura. Aqui ela usa cinto. Mania de cinto.
E aqui ela pronta para sair com o namoradinho, aquele que já falei aqui. A caçula, avessa a fotos, não deixou que a fotografasse, mas as duas ficaram tão bonitinhas vestidas em suas mimosas sainhas...

E é por isso que venho aqui compartilhar com vocês como a gente é capaz de deixar um filho feliz e orgulhoso. Costurar para os filhos é uma manifestação de amor.


17 comentários:

  1. Helena!!!

    Sou apaixonada por essas roupas femininas fofas e delicadas! Adorei as micro saias, que ficaram perfeitas nas suas Barbies!!!
    O seu longo arrasou, amei! Aproveite esse verão e faça vários (e vai mostrando pra gente!).

    Bjs e uma ótima semana!

    Bertha

    ResponderExcluir
  2. Helena,

    Tenho muito que aprender pra depois costurar roupas, mas vale a pena. Nossa, como você economizou na segunda saia. E ficou muito bacana.
    Bom saber que você está bem e cheia de novos projetos. Você merece! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Helena, adoreiii!
    Gostei de seu incentivo p/ nós mamães.
    E, vc tb tem um corpinho que fica bem em qualquer modelito.

    ResponderExcluir
  4. Já postei um comentário aqui e ele não aparece, que estranho.
    Querida, vou esperar o pap e tentar fazer um pra minha filha, ela tem 10 mas corpo de 15, enorme.
    E seu vestido já elogiei no face, lindo demais.
    que bom que ta td resolvido com o pc, e que vc está de volta.
    Semana passada todo mundo teve problema com os blogs, viu, tá aparecendo que tem malware pra todo mundo, abre uma tela vermelha, se isso aparecer pra vc , dá um toque e te dou umas dicas que fui pegando nos blogs das amiga.
    Beijos
    ahh, quem fei seu blog?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito da ZARA, Helena. Mas acho tudo lá mais caro que a C&A, RENNER.
    Vez por outra compro alguma coisa. Aproveito as promoções.
    Mas vc que costura tem mais é que fazer isso.
    Sabe que ainda amo mini-saias? Vez por outra uso.

    ResponderExcluir
  6. Déia (e para as demais),
    Quem customizou o meu blog e da minha amiga Bertha do Delicatto aí no primeiro comentário, foi a Elaine Gaspareto (Um pouco de mim - blog)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Helena, boa tarde!
    Obrigada por visitar meu Blog!
    Farei a segunda poltrona e vou colocar o PAP.
    Assim que postar te aviso por email, OK?
    Tb faço minhas arteirices na costura. Mas agora com a reforma aqui em casa estou sem tempo...
    AMEI a saia de laise! MUITO LINDA!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, obrigado pelo seu incentivo sobre a minha caminhada.... eu amei.... e vou me esforçar viu... depois te conto o resultado...
    E vou tomar coragem e costurar uma sai assim, como a sua, será que consigo??? Vamos tentar...
    Um grande beijo
    Telma

    ResponderExcluir
  10. Oie Helena, que bom que esta de volta.
    Eu ja tentei te deixar recados e não consegui, mas agora que vc esta de volta vou te encaminhar um e-mail com as fotos da necessarie que fiz com suas dicas, claro desmanchei varias vezes mas a verdade é que agora ja tenho a tecnica só preciso me aperfeiçoar....beijos e muito obrigada.
    Que tenhamos uma linda semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Helena que bom que vc voltou, não conseguia entrar no seu blog só dava permissão negada, já estava preocupado as saias ficaram lindas o vestido longo ficou perfeito vc é muito pratica bjos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Helena.
    Não se espante, a cintura dela é 95cm. Muito né? hehehehe
    Ela ficou morrendo de vergonha de eu passar pra vc, e nem te conheçe, mas amou a saia das meninas.
    Linda noite
    beijos
    déia

    ResponderExcluir
  13. Que legal chegar aqui, encontrar postagem nova e ver que sua produção anda em alta, heim? As sainhas ficaram uma fofura. O vestido muito elegante e ao mesmo tempo despojado. Está bombando mesmo por aí...
    Isso aqui é bom demais!
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ficou show as saias,estou começando agora a me aventurar na costura...

    ResponderExcluir
  15. linda,linda.linda!!!
    não sei nem o que dizer diante dessa lindeza.

    baci

    ResponderExcluir
  16. Helena, tenho certeza que sua vida é bem corrida com as aulas presenciais, mas seria maravilhoso se vc pudesse gravar e postar o vídeo das saias que vc faz!! Assim eu ia poder acompanhar passo a passo e entender melhor cada detalhe! vc costura muito bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha, infelizmente eu não tenho muito tempo de gravar vídeo porque dou aulas quase o dia inteiro. Quem sabe um dia?
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com