E-mail de contato: helenacompagno@hotmail.com

23 de janeiro de 2012

Saia para cama-box

Já namorei, namorei... e não comprei porque eu fiz! E vou te ensinar também.
Obs: Este post saiu na Revista on Line, da querida Vera Moraes do blog Aqui tem de tudo. Estou na página 19. Vai lá conferir outros trabalhos. 

 
Sou apaixonada pelos enxovais Trousseau, lindos, delicados, cheirosos e... caríssimos! Mas você também pode ter um mimo daqueles em sua casa, igualzinho! 

Vamos começar fazendo uma saia para o box da cama, bem fácil, reta, sem pregas, sem dobras e sem aquela quantidade enorme de tecido que geralmente se usa para fazer uma. Inventei - não sei se já existe - de fazer apenas o babado (aqui no caso é uma tira) usando velcro para fixar. Na hora da troca é só puxar o babado sem ter que ficar levantando o colchão de cima para "vestir" o seu box. Você pode fazer de diferentes modelos, de pregas, franzidas, retas... 

comprei esse par de velcro (positivo/negativo) contendo 25 metros e paguei R$ 9,80 (baratíssimo) aqui em B. Horizonte, no Mundo dos Armarinhos - R. dos Goitacazes, 1007. Usei apenas 6 metros (do par) - vale a pena comprar o rolão!

o meu box tem 30 cm de altura x 1,95 de compr x 1,60 de larg. Então, num tecido grosso, cortei uma tira com 34 de altura x 6 mts de comprimento (não achei necessário colocar na parte de trás da cabeceira - se quiser que sua saia cubra toda a volta do box, então aumente no comprimento). Fiz as bainhas de cima, de baixo e das laterais. Na bainha de cima costurei a parte mais macia do velcro (lado negativo) rente à borda. Usei zig-zag para ir mais rápido. Se usar a linha da mesma cor nem aparece. Aqui eu usei sobras de colchas rústicas que tenho um montão, novíssimas ainda.

Terminei de costurar o velcro em toda a borda de cima e ficou assim. Levei tudo para o quarto e fui pregar à mão o outro lado do velcro na borda do box. 

Usando a parte mais grossa do velcro (lado positivo) preguei à mão com pontos largos e linha dupla  na borda do box.  Tive que passar um bom tempo sentada no chão fazendo isso, mas valeu a pena!! Esse velcro vai ficar sempre aí em seu box. Querendo substituir a saia é só trocar por outra feita da mesma forma.
Costurei o velcro até na junção dos dois box. Parei e continuei no outro. Não sei o seu, mas o meu é dividido em dois que ficam presos por uma presilha. Achei melhor colocar o velcro separado - vai que um box se solta do outro...

Coloquei só até aqui, pois não achei necessário colocar na parte que fica escondida rente à parede. Economizei tempo e tecido! Caso faça assim, deixe um pedaço maior de tecido para fazer essa volta, como fiz. Dessa forma fica tudo escondido, dando a impressão que todo o box foi revestido.

Aqui fui grudando a saia no box. Super prático, sem necessidade levantar o colchão na hora da troca. Aqui levantei para  mostrar melhor como ficou.

Se preferir, dá até para usar uma colcha bem mais curta do que essa que estou usando, pois basta apenas que cubra onde grudei o velcro. Se for usar aquelas colchas para cama turca (aquelas que ficam dobrados por debaixo como o lençol, aí acho que não fica legal. Prefira essas que ficam sobrepostas, como a minha.
Costumo usar uma mantinha no pé da cama porque gosto de tudo branco e dessa forma todo mundo pode ver tv sem culpa, sem bronca!




33 comentários:

  1. Poxa, Helena, ficou ótimo o seu trabalho. Admiro sua criatividade e habilidade com a máquina de costura. E você gosta mesmo de verde, hein? (rsrs)

    Parabéns...trabalho maravilhoso.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  2. Que ideia genial, simples e muito facil de fazer.Parabens, ficou lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Helena adorei a ideia e com certeza vou fazer pra mim. Quero te pedir autorização para publicar esse PAP na Revista Online que estou fazendo. Se vc concordar vou precisar de uma foto sua tb. Por fvr dê retorno o quanto antes. Obrigada! Vera Moraes - email: vera@santosmodal.com.br - Blog - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia, simples, facil e lindo! Vou fazer para as camas dos filhotes, pois a saia box ta o olho da cara. Sem contar que nós mesma fazendo é outra coisa neh! Bjaum

    ResponderExcluir
  5. Helena,ficou ótima a sua saia, adorei, vou tentar fazer uma assim,bem mais facil do que fazer ela inteira para o box! Obrigada por compartilhar. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Adorei o PAP.Vou tentar fazer uma pra minha cama também.
    Mulher criativa e sem medo de tentar novas costuras é tudo de bom,adoro suas postagens,Helena.
    Você me inspira muito em tentar novas costuras.
    Boa Sorte,Sucesso e Paz.

    ResponderExcluir
  7. Assim você me mata a a a a a!
    Eu quero os moldes, as explicações,quero tudo de pijama infantil.
    O meu blog não está amostrando (tem hora)as postagens das amigas.Quando aparece a fila já andou.Prática a saia.Tem email para voce.beijos

    ResponderExcluir
  8. Helena, GENIAL!!!
    Ficou ótimo.
    No meu caso, não posso seguir o PAP porque a minha cama é diferente. Uso um lençol velho sob o colchão, do qual sai uma saia à volta da cama. A ideia do velcro é fantástica, mesmo no meu caso, pois basta despegar o velcro para mudar a saia.
    Devias registar a patente.
    És muito criativa.
    Obrigada, professora.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  9. Adorei a idéia do velcro. Vou fazer na minha cama. Obrigada por compartilhar conosco. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a idéia do velcro. Vou fazer na minha cama. Obrigada por compartilhar conosco. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Amazing post.

    its nice and interesting

    ResponderExcluir
  12. Ola boa noite, adorei o seu site... a saia para cama box, eu achei o maximo, vou fazer para a minha cama...
    beijos e parabens...
    JANICE MIRON

    ResponderExcluir
  13. Vim conhecer seu blog e estou amando,quantas dicas legais!!!
    Comprei minha "bunitinha"(maquinade costura),nunca costurei e não sei AINDA costurar bem nela ,mas to me entendendo com minha bunitinha e tá saindo algumas coisinhas!!(rsrsrsr)Vou seguir seu blog e sempre dar minha espiadinha !!!BJKS!!!

    ResponderExcluir
  14. amei, tava levando um baile pra fazer uma e sua ideia foi ótima...Valeu!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada por compartilhar, amei! Eu estava imaginando minha saia dessa forma, mas buscando idéias encontrei a resposta em sua postagem, vou usar suas dicas!

    ResponderExcluir
  16. Amei sua criatividade e disposição para fazer virar realidade o que estava em sua cabeça. Parabéns e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  17. Adorei a idéia da saia para cama box!!!!! GENIAL

    ResponderExcluir
  18. Oi bom dia,

    Aonde vc comprou o velcro só estou encontrando bem mas caro?

    ResponderExcluir
  19. Aonde vc comprou o velcro nesse preço so estou encontrando muita mas caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariel, no texto (caso você não tenha lido), informo onde comprei. Porém, fiz esse post em janeiro de 2012. Dessa forma, devo ter comprado no final de 2011. Não seria por isso que você não encontra mais esse preço?
      Abraços,

      Excluir
  20. Ah vá! Simples assim?! Ameeeeeeeeei!!!!! Tanto tempo minhas camas horrorosamente sem saia... tô aqui no google me matando pra achar um modelo pra comprar tecido pra fazer e cai aqui! Obrigada por compatilhar!!! Sempre digo que é de pessoas como você que o mundo precisa! _/\_

    ResponderExcluir
  21. Ah e como meu box é baú, não sabia como ia resolver a questão, já que a maioria dos modelos é tipo capa/lençol. \o/ :D

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela inventividade, vou fazer pra minha cama, com certeza! ♥

    ResponderExcluir
  23. Adorei a ideia, com certeza vou fazer uma também.

    ResponderExcluir
  24. Adorei e já adotei esta idéia, vou fazer prá minha filha. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a ideia, com certeza vou fazer uma também.

    ResponderExcluir
  26. Adorei ! Gostaria de saber se clocar elástico ao invés do velcro dá certo?
    Dá uma passadinha no meu blog.
    bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, tentei com elástico e não deu certo, pois o peso da saia faz com que o elástico fiquei bambo. Estou de malas pronta - já carregando o carro. Quando puder vou sim lá em seu blog, viu?
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com