"Não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você."

25 de junho de 2012

Casaco com molde de roupão de banho

Gosto muito desse roupão de banho  por causa dessa golona (a modelo é minha filha, linda e delicada - mãe babona). Adoro golas. Quando o vejo fico imaginando que poderia ser usado como modelo para um casaco de inverno. Ah, não deu outra: comprei uma lã grossa, tricoline preta para servir como forro e mãos à obra. Não foi nada difícil retirar o molde, pois sou craque nessa técnica - acho que por isso ainda não senti necessidade fazer um curso de modelagem, pois só costuro o que gosto, enquanto que nesses cursos teria que ficar riscando diversos tipos de saias, de calças com preguinhas, coisas que certamente não teria nenhuma utilidade para mim. Sou prática, gosto de tudo rápido, mas bem feito, bonito, hein? Nada de qualquer jeito.

Estendi o roupão na mesa de trabalho, coloquei papel grafit por cima e fui riscando por cima dos relevos das costuras. A golona é, na verdade, o capuz que, jogado nas costas dá ideia de uma gola. O roupão não tem forro, de forma que a costura do capuz fica à mostra. Não gosto. Gosto tudo embutido, escondidinho, por isso resolvi fazer forrado. A parte da frente é junto com o capuz o que leva uma boa quantidade de tecido, mas uma coisa que odeio é trabalhar com pouco tecido. Comprei logo 2 metros de forro e dois metros de lã - sobraram alguns retalhos apenas. O molde, depois de pronto, ficou assim:
Vejam como ficou a parte da frente, ligada ao capuz. A parte das costas do capuz é esse retângulo ao lado.

Domingo à tarde as temperaturas abaixaram aqui em Belo Horizonte e daí me animei a costurar o meu casaco para usar nas férias de julho na minha terra querida, geladinha nesses meses. Falo de São Paulo, a melhor cidade do mundo para quem ama; para quem odeia, a pior cidade do mundo.

À noite ele já estava pronto... 
 cinto preso com dois botões forrados(*)
Incluí bolsos laterais.  

O capuz visto pelas costas - nada de costura aparente
E não é que deu certo? prático, fácil, rápido e bonito, do jeito que gosto. Posso usar com saia em lã preta, cinza, chumbo; meia fumê, scarpin... posso usar com calça reta, com jeans, com legging... posso usar com tudo. Posso me agasalhar... e posso me sentir ótima, convencida, orgulhosa de mim, exibida. Até.

O manequim ficou tamanho único - serve para manequins do 40 ao 48. Caso tenham interesse pelo molde é só pedir. Mas tem um custo, viu? pois toda vez que faço um post dizendo isso, minha caixa de e-mail fica lotada com pedidos (achando que envio de graça). É baratinho, mas tem um custo. Bem, não tão baratinho como esses da Manequim on line, onde você pagar com cartão, baixa o programa, faz dow load, imprime em folhas A4, recorta, junta, cola... O meu vai em papel grafit, riscado por mim, com a minha letrinha, pronto para ser colocado em cima do tecido e mais, mando um passo a passo pelo e-mail, explicando como montar. Mas não vale se você nunca costurou nada antes, viu? embora não seja complicado, pois não tem detalhes, não tem recortes,  é só juntar as partes e costurar, mas precisa ter noção de costura. O forro é nada mais é do que costurar outro casaco igualzinho e depois só "vestir" um dentro do outro e fazer as barras em separado. Pelo menos eu acho fácil. Mas, caso queira vir aqui costurar junto, essa peça faz parte das Oficinas Criativas (aqui). É só entrar em contato para informações sobre preço e horário (as aulas são individuais).

(*) Para dizer a verdade, achei mais difícil forrar os botões. Vejam as primeiras tentativas como ficaram feios e grosseiros. Primeiro se embrulha o botão no tecido (a parte mais difícil), depois coloca-se dentro do orifício e pressiona a maçaneta da ferramenta. Se o botão não foi bem embrulhado, o tecido fica fofo, aparecendo as dobras. Fica feio. Estraguei um montão de botão para conseguir forrar apenas dois. 
Vou continuar tentando me aperfeiçoar mais, pois não desisto enquanto não chego à perfeição. 

13 comentários:

  1. bom dia Helena...parabéns pelo blog, suas peças são lindas. Gostaria de saber o valor desse molde para entrega no cep 19901-230. obrigada. Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena
    Que lindo ficou teu casaco e que bom que você tem essa facilidade com moldes isso é 50% do caminho. Eu adoro costurar mas estou ainda engatinhando e não me arrisco muito.
    A modelo é uma gata e a mãe tem que babar mesmo!

    To te esperando no meu mosaico - http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/06/bom-dia-flores-do-meu-jardim-desculpem.html - venha participar você vai gostar.
    Tem também um sorteio com varios premios ótimos.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com seu blog,quanta coisa linda ,dicas e Pap.Eu realmente adorei e com certeza estarei aqui direto.Conheci seu blog pela Maria Alice do blog Artes da Vó Tita e me encantei.Abracos Lu

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com seu blog,quanta coisa linda ,dicas e Pap.Eu realmente adorei e com certeza estarei aqui direto.Conheci seu blog pela Maria Alice do blog Artes da Vó Tita e me encantei.Abracos Lu

    ResponderExcluir
  5. eu amei Helena, ficou massa! E vc costura rápido hein mulher? Sou tão, mas tão lerda, rsrsrsrs

    Bjokas
    http://costurasdethalitha.blogspot.com.br
    www.coisasdethalitha.com.br

    ResponderExcluir
  6. dorei, ficou super fashion , digno de gds passarelas
    bj e boas férias

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog! Adorei, adorei, adorei! Tô seguindo! Eu também faço umas costurinhas, passa no meu blog prá dar uma olhada - uma seguidora sua que me mandou prá cá, disse que nós somos parecidas (só que eu te achei mais bonita, Snifs!). Eu também dou receita de tudo o que eu faço (^.^). Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. marli adorei seu blog ! pessas linda . eu tambem me arisco na costura to encantada em poder fazer minha propria roupa!

    ResponderExcluir
  9. HELENA, BOA NOITE... FICO FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS INTELIGENTES COMO VC, AMEI SEU BLOG, ESTOU ENTRANDO AGORA NESSE RAMO DE CONFECÇÃO E MEU FORTE É CUSTOMIZAR....ADOOOOROOO.... PARABENS. ENTREGA PARA CARAGUATATUBA-SP, E QUANTO É O MOLDE? MEU MSN sheart2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. HELENA, BOA NOITE... FICO FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS INTELIGENTES COMO VC, AMEI SEU BLOG, ESTOU ENTRANDO AGORA NESSE RAMO DE CONFECÇÃO E MEU FORTE É CUSTOMIZAR....ADOOOOROOO.... PARABENS. ENTREGA PARA CARAGUATATUBA-SP, E QUANTO É O MOLDE? MEU MSN sheart2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo seu trabalho, realmente tem que cobrar mesmo pelo seus moldes.Isso chama-se valorização.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado se for gentil, se for útil. Comentários maldosos serão excluídos antes se serem publicados. Aqui é um espaço de gente feliz!