Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

4 de junho de 2012

Fronhas com bordas largas

Faz tempo procuro simplificar a maneira de fazer aquelas abas lindas em fronhas que vejo na Trousseau para ensinar às alunas, mas tudo o que via era complicado e demorado e daí fugia à proposta do curso básico para iniciante. Porém, revirando minhas caixas de tecidos encontro uma tricoline bem levinha que estava guardando para fazer uma camisa parecida com uma Dudalina (oh, que audácia a minha!). Logo imaginei dois travesseiros em cima da minha cama vestidos com roupa nova porque eu adoro inovar. O tecido que encontrei era grande, suficiente para duas fronhas com bordas largas, iguais as da Trousseau que namoro há tempos. Para uma fronha padrão, simples, o tecido deve ser cortado com 1.63 x 53 de largura, pois a fronha pronta deve ficar com 50x70 (envelope). Para que ela fique com essas bordas de 4 cm, o tecido deve ser cortado com 61 de largua x 1,79, ou seja, 4 cm em toda a borda depois de pronta. Essas fronhas são ensinadas no curso de costura.
aqui usei pontinhos decorativos com linha mais colorida. Esses pontinhos você faz com a máquina Janome 2008 
aqui usei linha da mesma cor - costura reta



19 comentários:

  1. Legal Helena!Não sabia que era fácil assim.Obrigado por mais essa dica útil e que realmente faz a diferença no visual.beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda !...não fique triste por causa da blusa, a noite dos sonhos será sobre uma linda fronha provençal....hahaha
    Um beijão,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  3. Oi querida adoro seu blog, fico babando em td, logo logo quero comprar uns moldes seus e sair costurando por ai, bom tem um selinho no meu blog par vc de coração é só passar lá e pegar.
    bjuss e uma abençoada semana!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Helena, adorei o resultado. A sua cama ficará um charme e esse tecido é uma beleza.
    Gosto de misturar riscas com liso ou com florzinhas. Como dizia alguém, "gosto de gostar"
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  5. Helena, respondendo à tua pergunta, devo dizer que já vi mais despojamento em relação às unhas do que vejo agora. Atualmente, pelo menos em Portugal, assisto a uma vaga de revivalismo em relação aos cuidados com as unhas e, pelo menos no meu círculo de amigas, todas tratam e pintam as unhas usando até cores muito inesperadas. Houve uma fase em que eu própria me limitava a usá-las bem curtinhas. Atualmente acho graça a estas cores estranhas e aderi com todo o entusiasmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Detalhe simples que faz toda a diferença! Ótima dica! Sua provençal está fofíssima! Obrigada pela visita! Excelente feriado, bjus!

    ResponderExcluir
  7. E ficou linda. Nada como simplificar para a vida ficar mais fácil. Quanto a camisa, fica para a próxima compra de tecidos.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  8. Helena, amiga, obrigada pelo ânimo. Eu sei que será assim mesmo! Em breve deitarei foguetes e farei a festa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. achei linda mas como faço para essa costura nao sair torta, eu sei fazer fronhas mas com essa costura reta igual essas fronhas e meu sonho.

    ResponderExcluir
  10. Helena amei conhecer seu blog, estou fazendo curso de costura e me encanto cada dia mais com o q consigo fazer, sou professora, mas amei a area da costura so em pensar q tudo fica mais barato, já me animo. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  11. ameiiiiiiiiii seu blog , e muito prazeroso saber que tem pessoas que dividem seu conhecimento com outros com tantos detalhes ,vendo seu blog deu uma vontade imensa de apreende a costurar ...bjux

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber por e-mail as novidades ou atualizações do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudete, se está lendo o blog pelo celular, coloque para visualizar pela web (lá no final tem essa opção). Daí você poderá ver toda a lateral do lado direito do blog onde tem uma janelinha "seguir por e-mail" Digite seu e-mail ali. Pronto. Todas as novas postagem vão cair em sua caixa de e-mails. Beijo

      Excluir
  13. Respostas
    1. Roseana, bom dia. Entre em contato para marcarmos a aula helenacompagno@hotmail.com

      Excluir
  14. Helena bom dia! essa fronha tem abas os quatro lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Euza Marcia, tudo bem? Sim, as fronhas têm abas de 4Ols nos 4 lados. Faço como um envelope, sem costura. É só aumentar 4 cm nas duas laterais e + 4 (dobrado) na parte de cima e na parte de baixo.

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com