Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

10 de agosto de 2012

A sexta-feira se vestiu de branco!


Hoje é meu dia de "folga"! E alguém com espírito tão inquieto como o meu consegue ter folga? Estou, desde bem cedo, esquentando a cuca para fazer umas fronhas com barras bordadas para dar mais requinte aos meus enxovais e também ensinar às alunas. Como já cansei de falar aqui que vivo namorando os enxovais Trousseau, mas nunca compro porque acho carééééérimos, não ia sossegar enquanto não fizesse uma daquelas fronhas que ficam se exibindo para mim quando passo em frente aquela loja. Cheguei a comprar, não lá, mas em outra loja com preços mais baixos, embora também caros para o meu bolso. Mas valeu o investimento porque esse negócio de só olhar e tentar fazer igual depois que chegar em casa para mim não dá certo - esqueço tudo! Tenho que pegar, examinar, virar do avesso, medir... Posso até fazer melhor, inventar outras formas, mas tenho que ter uma de amostra. Gastei, mas copiei! (quem manda vender tão caro!). Vejam:

As dobras dos cantos devem ser marcadas com medidas exatas. Deu trabalho para chegar ao ponto certo.

O avesso fica assim.
 Há diversos tipos de barrados, em alguns lugares se fala bordado inglês, em outros tira bordada. Nessa última foto é um guipir, mais fácil de aplicar, embora BEM mais caro. Para o tecido das fronhas usei percal 200 fios. Menos fios não dá, fica pobre, não faz jus ao barrado. Prefira tudo 100% algodão. Os sintéticos são duros, queimam fácil ao passar a ferro. Mas lembre-se: molhe tudo primeiro, pois se tratando de algodão, encolhe, fica enrugado. 

 A minha cama está toda chique (e eu toda descabelada!!!!)

13 comentários:

  1. Oi, Helena,
    Você pode estar descabelada, mas, com certeza, valeu à pena: estão lindas as fronhas! Sua cama e seus travesseiros devem estar felizes que só! rsss
    Mais uma vez, parabéns!
    Bjssssssssssssss, quérida!
    P.S.: Vou ver agora o blog que me recomendou!

    ResponderExcluir
  2. Tuas fronhas não perdem em nada para as Trousseau, só não tem a etiqueta!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lindo lindo! Valeu a pena ficar descabelada!! rsrs
    ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  5. MUITO LINDO..... EU SEMPRE SONHEI EM TER UMAS FRONHAS ASSIM ACOMPANHANDO OS LENÇOIS TB TÃO LINDOS ASSIM..... VOU TENTAR FAZER.... OBRIGADO POR COMPARTILHAR... VC É D+..... BEIJOCAS E UM DOMINGO CHEIO DE PAZ E ALEGRIA.... BEIJOCAS....

    ResponderExcluir
  6. Uau !...que coisa linda que ficou. Não deve nada para as fronhas da Trousseau.
    Mulher, vc é incrível!...fiquei até inspirada para tentar por aqui.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  7. voce e das minhas quamdo ve uma coisa fica doidinha para fazer eu tambem so uma costureia de tras para frente . nao gosto de ficar riscano gosto de coisa pratica . nos somos bem pareçidas; so novata por aqui mas estou amandoooooooo tudo beijos. marli

    ResponderExcluir
  8. Helenaaaaa, por favor me ajude a fazer umas fronhas dessas também .tô apaixonada.

    Minha filha vai casar em breve e eu ficaria feliz em poder fazer para ela um mimo desses.

    Abraços

    Mônica ( mmennezes11@live.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá Helena. Gostei muito do seu trabalho e como estou começando nas costuras, sempre que preciso estou aqui , utilizando suas dicas e passo a passo, obrigada pelo seu carinho e alegria que transmites e incentiva as que querem também se divertir com as costuras, pois para mim é uma alegria tanto como é tocar meu piano. Que Deus te ilumine sempre . Bjos Juçara Moro.

    ResponderExcluir
  10. Estas tiras bordadas deixam os trabalhos perfeitos... Parabéns, ficou um capricho só!

    ResponderExcluir
  11. Oi Helena... sei que o seu blog é muito acessado e a troca de informações ajuda muito a quem está iniciando assim como eu. Sou apaixonada por fronhas e por essas tiras bordadas, mas não consigo encontra-las em lugar nenhum pra comprar. Alguém poderia me indicar um local onde possa encontra-las pela internet. Moro em Petrolina/PE e por aqui a gente não encontra.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rose, procure como "bordado inglês", pois em alguns lugares essas tiras bordadas levam esse nome. Se você digitar na barra do google "bordado inglês" vai aparecer sites que vendem. Eu, particularmente, nunca comprei bordado inglês pela internet, pois é um material muito fácil de ser encontrado em armarinhos e lojas de aviamentos. Petrolina é um lugar grande e, certamente, vai encontrar. Beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com