Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

5 de novembro de 2012

Saia preguiada

Faz tempo minha filha pedia uma saia plissada e eu fugia, dava desculpas. É que pensei que fosse dar trabalho demais. Mas não deu!!! Bem, pelo menos a que eu fiz não deu. Ou eu estava disposta demais, ou queria demais agradar a filha?
O tecido usado foi uma tricoline de bolinhas, delicado, num tom rosa salmão clarinho. 

Medi uns 60 cm de comprimento e usei duas alturas porque queria com pregas bem juntinhas.  Fui dobrando as pregas em cima das marcações que fiz a lápis, com espaço de 4 cm entre uma marca e outra. Só que fui dobrando e pulando uma marca para que as pregas ficassem com um bom espaçamento. Depois foi só ajustar à medida da circunferência da cintura. Antes de levar à máquina colei fita crepe para  que as pregas não desmanchassem. Passei bem a ferro.



Fiz um cós apenas para o acabamento das pregas, pois usei um laço largo costurado ao cós.

Quando terminei notei que ficou curta demais e dai usei aquilo que muitas vezes via a minha mãe usar: barra postiça! Não sabe o que é barra postiça? É um prolongamento que você usa onde seria dobrado a barra. O que vai ser virado é esse tecido, assim:

Até gostei do efeito da barra postiça porque a saia ficou mais pesadinha, mais encorpada. E o laço? Ficou um doce. Tão doce quanto é a minha filha.











24 comentários:

  1. Amei o tecido, ficou muito delicada... O laço completou o show da saia!
    A filhota deve estar rindo a toa, né?
    Vamos ver se consigo fazer essa semana ser produtiva por aqui nas arteirices... Depois eu conto.
    Bjks e um ótimo início de novembro.

    ResponderExcluir
  2. felicidades por tu trabajo...la tela es preciosa y el resultado de 10...saludos

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Parabéns! Ficou linda, não tenha medo de se arriscar, é assim que nascem muitas coisas boas.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais mimosa! Ficou muito lindinha!
    Abraço e boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Helena, eu adoro saia plissada!
    E pelo jeito não é tão difícil assim, se bem que você é bem experiente...
    que sorte tem a sua filha, essa saia é puro amor!
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Até parece fácil! Explicadinho assim, eu vou ali, num instantinho, fazer uma saia plissada e já venho.
    Ficou linda!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. nossa ficou muito linda amei! parabéns♥

    ResponderExcluir
  8. mas isso não é plissado são pregas, não é? ou vc usou algum produto para plissado e não explicou? estou errada quanto ao termo? ficou linda mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, pena não deixou contato para que eu pudesse lhe ensinar melhor.
      Bjs,

      Excluir
  9. Helena, seu trabalho é lindo, você tem muito talento... é uma pena que pelos seus comentários não demonstre ter uma qualidade que engrandece qualquer ser humano, a humildade... não tome isso como uma ofensa ou critica, mas pare e pense, que todo talento que temos não é mérito nosso, mas sim de Deus que nos deu na sua bondade... Se você tem boa coordenação, se tem inteligência e capacidade física para produzir roupas tão belas, se tem mãos e pernas e olhos que lhe permitem colocar em prática o conhecimento que possui é porque Deus lhe permite isso. A vida passa a ter mais sentido e mais valor quando agradecemos a deus pelos dons que temos e não há necessidade de se gabar em comparação com outros para mostrar seu trabalho... Que Deus continue te abençoando sempre. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi seu comentário "senhora anônima". Como assim não ter uma qualidade que engrandece qualquer ser humano, a humildade? queres dizer que não sou humilde? Me conhece? Claro que reconheço que os méritos são de Deus! Ele me deu saúde e inteligência para buscar conhecimento, trabalhar, lutar. Deus faz a sua parte e nós a nossa! Disso acho que Deus deve se orgulhar de mim, pois desde pequena luto para ter sempre uma vida melhor e mais feliz e fazendo aqueles que estão à minha volta também. Sou católica, apostólica, romana e sim, muito humilde. Vamos marcar um café em minha casa? Não fico me gabando, mostro meu trabalho. O meu blog é meu canal de propaganda para o meu serviço. Com meu trabalho ajudo meu marido no sustento da casa, dando uma vida mais confortável e digna ás minhas filhas. Não fico só rezando, agradecendo a Deus. Acho que Deus não precisa de agradecimentos em palavras, ficar toda hora dizendo "graças a Deus",
      Sinceramente não entendi seu comentário!

      Excluir
    2. 1 Tessalonicenses 5 do 17 ao 18 / Lucas 17 do 15 ao19 / Apocalipse 4 versículo 11.
      Gostaria de tomar um café em sua casa, conhecer uma pessoa tão talentosa e cheia de personalidade, mas creio não ser possível. Mas obrigada pelo convite. Bj

      Excluir
  10. Helena, como eu disse não queria ofender-lhe... achei seu trabalho lindo e li os comentários das pessoas 'anonimas' que passam por aqui e sua resposta a tais comentários.... Você trata bem a quem lhe trata bem, mas se alguém discorda de você ou faz uma critica negativa você responde agressivamente, embora educadamente, mas não humildemente... não te conheço não e que bom que você tem sua consciência limpa perante Deus, certamente é uma mulher guerreira, de muitas qualidades e de muitos talentos... Par entender porque não te achei humilde, veja na sua biblia Lucas 18 versiculos do 9 ao 14... com certeza irá entender. Mas me desculpe, não queria e não quero causar-lhe nenhum incomodo, todos somos imperfeitos e cometemos muitos erros, alguns voluntários, outros não. Mas aceitar criticas, pode ser bom, pois nos dá a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores. Mais uma vez, elogio seu trabalho e eu acho que é necessário sim dar graças a deus em todas as coisas, agir é mais importante, mas falar também é... assim como dizemos aos nossos filhos, marido, familia e amigos que os amamos, devemos também falar de Deus. e assim como agradeceriamos a alguem que nos tivesse feito um grande bem, assim também devemos agradecer a deus, que tudo nos deu, inclusive a vida. fica com deus, helena. Por favor, não me leve a mal, não tenho nada haver com sua vida, não sei quem você é, e se você age assim ou assado não interfere em nada na minha vida. Fica com deus, sempre.

    ResponderExcluir
  11. Senhora Anônima, tenho o blog apenas para divulgar meu curso. Esse espaço não é um forum de discussões, principalmente julgar se devo agradecer a Deus ou não por ser (ou ter) tal coisa, pois faço isso sendo uma pessoa digna, honesta,boa mãe, esposa e filha. Devemos sim sempre agradecer a Deus, mas sempre com atitudes e não palavras. Não respondo agressivamente se alguém faz críticas ao meu trabalho, mesmo porque esse espaço é meu e faço dele o que bem entendo. Com licença?

    ResponderExcluir
  12. Sua resposta mais uma vez educada, porém nada humilde... E sim, o blog é seu, você faz dele o que quiser, e os comentários também você lê se quiser, publica se quiser, tudo se você quiser... porque você é quem manda... mas nos meus pensamentos mando eu... e eu penso sim, que você é talentosa, porém nada humilde. E não precisa pedir licença, eu é que tenho que me retirar... E nada muda nem pra você, nem pra mim... Fui!!!

    ResponderExcluir
  13. Ora, ora, o que é isso? venha sim tomar um café comigo. Se mora em BH, é só combinarmos. Se mora em SP é só entrar em contato comigo até domingo, pois estarei aqui até essa data.Não sei o que você entende por ser humilde. Pelo que noto o seu conceito de humilde é ser uma pessoa toda encolhidinha, medrosa, que pede desculpas a toda hora, insegura. Não sou nada disso. Então, não sou humilde. Gosto de mim, gosto do que faço. Isso é ter auto-estima. Acho que é disso que as pessoas precisam, se gostar, se admirar, mas não desmerecendo ou desgostando do outro. Eu não faço isso.
    Se não quer meu café, então fui também.
    Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Eu já havia respondido, mas não sei se foi enviado... então... voltei porque fiquei curiosa pra ver sua resposta...rsrs
    Meu exemplo de humildade é jesus e você tem razão, ser humilde não é se encolher, nem ter medo, nem pedir desculpas a toda hora... Jesus era forte, corajoso, tinha poder e foi o homem mais humilde que existiu, pois embora existisse em forma de Deus, ele mesmo chegou a lavar os pés dos seus apóstolos. certamente Jesus tinha amor próprio e tinha consciência de todo seu poder e todas as suas habilidades, mas Jesus não usava isso pra tentar humilhar ou diminuir os outros, ele tentava ajudar as pessoas a serem melhores, a serem maiores... então podemos ter auto-estima, nos amar, ter cosnciencia de nossas aptidões e usar isso pra tentar ajudar os outros a serem melhores também. Olha me desculpa, ta bom... eu tenho 30 anos, tenho duas filhas, sou divorciada, meu marido me traiu e eu não pude perdoá-lo, sou cristã, trabalho fora, me viro em mil pra dar conta de tudo sozinha... estou agora começando um curso de costura, pois pretendo trabalhar em casa, pra dedicar mais tempo e atenção as minhas filhas e fuçando a net, vim parar aqui... seu talento me serviu de inspiração e me ajudou a ter certeza de que é isso que eu quero pra mim..... e se eu chegar a sua idade tão satisfeita com tudo que eu tiver realizado assim como você, ficarei feliz por isso. Que Deus me abençoe a concretizar meus planos assim como ajudou você. E quanto ao café, moro no RJ, por isso não seria possível. Desculpa qualquer coisa, fica com Deus. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anômina do RJ: perdoe seu marido. Perdoe. Seja lá para quem for. Perdoar é um ato cristão - bem mais do que ser (ou parecer) nao ser humilde!

      Excluir
    2. Oi "anônima do RJ', gostaria de responder "no reservado". Eu compreendo o que sente com relação ao seu marido. Se quiser conversar comigo, acesse "contato" lá em cima e me envie um e-mail.
      Helena

      Excluir
  15. FICOU MUITO LINDA, GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM ZÍPER?, SE SIM, COMO FOI COLOCADO?

    ResponderExcluir
  16. Oi Vandelicia. Fiz sem zíper. Deixei uma pequena abertura que, com o laço que sai do cós essa abertura fica meio escondida. Beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com