Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de janeiro de 2013

A beleza mora nos detalhes


Gosto de percal para confeccionar roupas de cama. Além de serem enormes na largura, você tem a opção de escolher a quantidade de fios e isso significa quanto maior a quantidade de fios mais macio (e mais caro!) é o tecido. Eu gosto de usar 200 fios e há quem prefere 1000! Mas o problema do percal, pelo menos aqui em Belo Horizonte, você não encontra uma variedade muito grande de estampas - aquelas maravilhosas em poá, floral, listrado, xadrez... que geralmente vejo nos enxovais Trousseau. Para saber mais sobre fios, entre Aqui e veja.

Mas eu fiz fronhas em poá. Não comprei pela net e nem fui a São Paulo bater perna no Bom Retiro. Lembram aquelas tricolines que comprei aqui em BH? (Têxtil Club - Rua Goitacazes, 906). Então, usei tricoline. Ao toque parecem macias e não sei como vão se comportar à noite, encostadinhas em meu rosto. Comprei como sendo 100% algodão, embora sinto uma certa viscosidade nelas. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento? Conto depois. 

O que sei é que ficaram lindas, lindas, lincas. Juntei os pedaços, inclui sianinhas, fiz com capricho, com amor, tirei fotos, coloquei na minha cama, na cama das minhas filhas, combinei com outros enxovais. Mais fotos, mais ohs, ohs e ohs. E não me canso de admirá-las - estão aqui do meu lado, pacientes, como dois cachorrinhos esperando a dona ordenar: "vão para a cama, já!"


Quando viemos morar em Belo Horizonte minhas filhas, ainda pequenas, foram estudar em uma  escola religiosa, conservadora, onde a quantidade de dever de casa ("para casa" como chamavam) significava escola "forte". Tínhamos ódio desses "para casa" a nos roubar o nosso convívio e o lazer porque ficávamos, eu e meu marido, de castigo toda noite ajudando nos "para casa" que, ironicamente nas reuniões eu chamava de "para pais".

Aqui no curso de costuras eu costumo dar "para casa" para as alunas como treino.

Agora eu me vingo doceis! Vão passar a noite fazendo "para casa!", sem tempo para se divertir, brincar com os filhos, namorador o marido... 

10 comentários:

  1. Helena,

    Pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Eu amo roupa de cama bonita e bem feita. Esses ficaram lindos demais.

    Os edredons daqui são vendidos sem capas, que compramos separadas. Isso facilita a lavagem e podemos renovar sempre.
    Gostei do trabalho de casa das alunas. Rs
    Obrigada pelo carinho de sempre. Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo! Contigo aprendi a fazer fronha para almofada e já mostrei algumas.
    Beijo, princesa, tem um dia abençoado.
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou nova aqui no blog e estou aprendendo muitas coisinhas, parabéns pela criatividade e capricho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena, a roupa de cama ficou linda e quando é feito com amor, então aí
    faz toda a diferença,já pode comentar quando tiver tempo no meu blog,já não
    tem aquele problema beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena!!
    Gosto muito da forma caprichosa que costura, ficou lindo demais essas fronhas em poá, um luxo!
    Como sempre seus post's vem recheados de dicas úteis para o cuidado com o lar e as costuras.
    Suas alunas tem o privilégio de tê-la para ensinar, pois em casa elas põe em prática tudo o que aprenderam, gostei da " lição de casa".
    Ah! Obrigada pela dica da essência Trosseau, ainda não encontrei, mas continuo procurando!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. OI Helena, que lindo trabalho , as fronhas ficaram um amor, obrigado pela sua visitinha no blog, nossa fiquei tão feliz, você me incentivou a costurar um vestido então com medo eu fiz um tubinho estou super feliz, meu marido vai comprar uma máquina nova pra mim, até ele ficou empolgado com o vestido depois vou mostrar para você, essa semana vou comprar mais tecidos, estou apaixonada com a costura graças a você que ajudar e incentiva nós começando ainda,seu blog me ajuda e me dá mais vontade de costurar, há mais tenho medo de cortar tecidos, uma vizinha cortou pra mim, mais logo esse medo passa rssss beijos querida e parabéns pelo carpricho você é especial.

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Passando para desejar um bom dia.
    Hoje combinei o colete com jeans. Gostei. Não mostro para não parecer exibida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Lindo trabalho, Helena.
    Parabéns e um brinde à você

    \o/ (tim-tim).

    Ah!! como é gostoso preparar e renovar o enxoval de casa.
    E sobre tecidos, os de estampa de poás são os meus preferidos pois me remetem para a infância, para um vestido de poás que eu tinha e adorava usá-lo.

    Bjs e até breve :-D

    ResponderExcluir
  9. Sigo seu blog ha anos e sonhava em fazer um curso de corte costura e somente agora estou conseguindo!! Guardei muitas coisas como inspiração e espero em breve conseguir reproduzir as suas belezuras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, fui lá em seu blog e deixei esse comentário, pois não sei se ele está sendo acessado:
      Oi Alessandra, vim aqui agradecer seu comentário. Que fofo!!! Ficou imensamente feliz saber que está costurando. Conte comigo se precisar de alguma ajuda. Vi que postou foto no Shopping Bela Vista. Por acaso é aquele shopping em São Paulo, no Alto da Boa Vista? Se é, menina, está pertinho da minha casa em SP. Mas moro em BH. Deixou de postar por quê? Posta mais. Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com