Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de fevereiro de 2014

Que seja eterno enquanto dure

Já falei tanto aqui como a costura modificou a minha vida, tanto financeira quanto pessoal, pois são muitas as alegrias que esse ofício me proporciona. Uma delas é poder ensinar à filha caçula, que pretende cursar moda, a costurar suas próprias roupas e acessórios. Nunca cursei uma faculdade de moda e não sei se saber costurar é um requisito importante - imagino que sim. Acho que ficará mais fácil, desde o primeiro ano de faculdade, já por em prática o que irá aprender na teoria.

Fiz uma bolsa para incluir no curso, me inspirando em um modelo que minha filha comprou no bairro Liberdade em São Paulo. Como eu não tinha uma estampa bonita, fiz em brim liso mesmo, vermelho, com forro em tricoline e mostrei a ela. Examinou, revirou e deu o parecer: "ficou bonita, mas meio sem graça, ideal um tecido floral ou listrado. Eu poderia fazer algumas e vender às amigas no colégio, mas primeiro quero fazer uma para mim num tecido bem lindo" - tudo o  que ela usa as amigas querem também!

E fomos, nós duas, em plena manhã de sábado bater perna na Rua dos Goitacazes (BH) à procura desse tecido bem lindo. Parei na Jotalira, onde gosto de comprar, onde sempre encontro bons tecidos e vendedores atenciosos e competentes. Ela, toda segura de si, pegando os tecidos, esticando, virando, olhando, foi logo pedindo: "seu Brito, quero um metro desse linho aqui floral e um metro dessa tricoline para servir de forro. 

Paguei rapidinho, saí sem olhar para os lados, pois se olhasse, certamente pediria mais um metro desse, daquele...

Entramos no carro e a conversa no trajeto foi apenas o projeto da bolsa. Adoro essas conversas, ver minha filha empolgada e feliz!

Já em casa, sem mesmo molhar os tecidos,  como sempre oriento minhas alunas, foi logo metendo a tesoura. Ela praticamente fez tudo sozinha, pois sempre diz que a costura é dela - as minhas eu costuro! Então tá, né?

Aqui ela costurando a alça. Muito simples: cortou um retângulo de 30x70 e fechou a lateral. Desvirou pelo direito. O fecho são duas tiras, costuradas pelo avesso e desviradas. A bolsa é praticamente um saco com 70 de largura x 45 de altura (1.40 total). O forro tem as mesmas medidas. Para que esse "saco" fique com o fundo em formato quadrado (caixa de leite), basta cortar os dois cantos 8 x 8, fechar os bicos e cortar o excesso de tecido.
Em poucos minutos a bolsa estaria pronta. Nessas horas ela gosta de ficar à vontade, descalça, cabelo preso num coque, concentrada, não conversa, nem pisca. Não é uma fofa essa filha? 
Depois do forro pronto foi só introduzir as alças às laterais e as duas tiras no centro, "vestir uma dentro da outra, costurar pela boca, desvirar para o direito, passar a ferro e finalizar com um pesponto na borda, deixando aparecer o tecido na cor rosa antigo do forro. 

Depois de pronta, colocou as coisas dentro da bolsa, ajeitou a saia, (que também ela mesma fez nas férias), conectou seu i-pod e lá fomos eu, ela e o marido almoçar fora, mas sei que o único pretexto era mostrar a sua cria, orgulhosa: Feita por mim.
Aqui mostro melhor:
E aqui a bolsa piloto feita em brim:
Recentemente troquei a cor dos tecidos das cadeiras do terraço. Cansei do tecido azul listrado, não combinava com o meu momento verde erva-doce, verde limão. Acho que por isso me identifico tanto com a costura, pois num vapt-vupt mudo tudo. Não gosto de nada trabalhoso, mandar fazer fora, esperar orçamento, instalação. Nada para sempre....
... mas que seja eterno enquanto dure.

25 comentários:

  1. Ficou linda demais!!! Tal mãe, tal filha rs.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, que beleza, tal mãe tal filha, hein…
    Suas capas das cadeiras também ficaram lindas!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! a filha tem tanto da mãe até no gênio!
      Beijos

      Excluir
  3. Helena,

    Sua filha tem o mesmo talento que você. Fiquei imaginando as duas na loja escolhendo o tecido.
    O resultado ficou lindo. Ela vai arrasar com essa bolsa.
    A minha vontade de aprender a costurar, é justamente pra poder fazer e mudar as minhas coisas, quando sentir vontade. Ainda não desisti desse projeto. rs
    Vim deixar um abraço e pedir desculpas por minha ausência.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinha, não desista mesmo - nunca é tarde!!!!
      Venha quando puder, quando der, viu. Sempre será bem-vinda!
      Beijos

      Excluir
  4. Helena, A bolsa ficou super estilosa!! Adorei!! Sua cobertura está linda, parabéns!
    Estamos sentindo sua falta!! bjs Katja

    ResponderExcluir
  5. Coisa mais linda,parabèns para a filhona,bjs.

    ResponderExcluir
  6. Helena vim te dizer que adorei tanto esse modelo que costurei um rapidinho
    para minha filha,mas parece que a minha veio mais pequena usei as medidas que voçe deu
    mas nao importa o tamanho que veio, minhas filhas adoraram,e uma delas oje vai ao cinema com ela,obrigada por compatilhar,ja coloquei as fotos no meu blog, http://cosettefatteamano.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Kaire como isso me deixa feliz, saber que umas rudimentares explicações fez com que alguém, que vive do outro lado do ocenao, conseguiu fazer uma bolsa!!! Talvez eu não tenha explicado bem, por isso a sua bolsa ficou menor. A largura da bolsa tem 70 cm (70 para a frente e 70 para o verso (o total do tecido deve ser 1.40), dobrei o tecido e costurei só de um lado, pois do outro estava a dobra.
      Mas ela ficou num tamanho bom. Gostei muito. No próximo post mostro a sua, se me permite.
      Beijos.

      Excluir
  7. Helena, sua filha é mesmo fofa, adivinha-se que é linda, a bolsa ficou muito bem, ela é muito professional, sai á mãe, boa semana, beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena olha eu aqui de novo,vou ficar muito feliz em ver a bolsa que costurei graças as suas explicaçoes aqui,agora jà entendi o motivo que a minha veio mais pequena, vou fazer outra com a medida justa,minha filha de 21 anos jà encomendou uma para o verao,que aqui chega em junho,te agradeço por tudo.bjs

    ResponderExcluir
  9. Já tive aqui no Rio uma parecida! Super prática para o dia a dia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Helena, querida! Tanta coisa para comentar, tanta conversa que ocuparia toda uma tarde.
    Sei, por experiência própria que na altura de escolher o curso, surgem 1000 variantes no horizonte, excepto numa situação. Os dotados para as artes não hesitam, sabem desde sempre o que pretendem ser. Eu também sabia, mas fui, digamos, influenciada pelos meus pais a seguir um curso "respeitável" que ser pintora ou escultora levantava algumas objeções.
    Essa menina é uma felizarda. Ela sabe o que quer e nasceu no tempo certo, o tempo que lhe permite abraçar a sua tendência.
    Acho-a tão gira, tão decidida, tão cheia de certezas! Vai longe, podes crer.
    Adorei a cor do estofado das cadeiras.
    Lembras-te da minha sala verde, o meu jardim de inverno onde crescem plantas por todo o lado!? Também aí escolhi esse lindo verde.
    Ando muito ocupada (ando sempre!), mas vou arranjar um tempinho para conversarmos em privé!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Que fofa!!! Amei! Acho que vou me arriscar também, rs. Estou cansada das minhas bolsas com zíper e bem estruturadas, agora que assim, iguais as suas, leves, bonitas e práticas, parabéns!!! Beijosss, Clau.

    ResponderExcluir
  12. Que filha estilosa !...a bolsa ficou muito fofa. Adorei o estampadinho floral, bem romântico.
    Essas bolsas sáo ótimas pq cabem o mundo lá dentro...rs
    Parabéns !!!
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  13. Oi Helena,
    O bolo parece delicioso!! Vou querer a receita!! Bom carnaval e curte bem a filhota!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Helena, gostaria de saber qual e o nome desse tipo de bolsa...Pode me dizer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, não sei dizer o nome dessa bolsa. Chamo simplesmente "bolsa". A minha filha comprou uma na Liberdade (bairro japonês em SP) e o que eu fiz foi reproduzir, incluindo essas duas tiras para fechar.
      Beijos

      Excluir
  15. VC poderia faz o passo a passo da bolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, dei as medidas da bolsa e uma explicação de como fazer. Se sabe costurar o básico, certamente vai entender e conseguir fazer, como fez a Kaire, pois meu tempo é curto para postar muitas fotos. Dou aulas de costuras presenciais.
      Abs,

      Excluir
  16. Apaixonei por todos seu trabalho... e alunas !!!Que lugarzinho delicioso este espaço criado por você!!!Muito obrigada pelas dicas e orientações, se não for pedir muito (já pedindo) Se você ou alguma aluna puder sugerir presentes que ficam em um custo mais reduzido para eu fazer para as turminhas das escolas dos meus filhos no dia das mães, ficaria muito agradecida, pois tenho inventado moda e as professoras estão gostando e pediram pra encomendar, fiquei com medo pois não sou profissional, beijos a todas e tenham uma otima semana!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com