Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

19 de junho de 2014

Tudo azul!

- Mais um post com passo a passo - 

A nossa área de churrasqueira era um espaço meio abandonado, sem privacidade, onde ventava muito e batia muito sol, desanimando o seu uso. Então resolvemos construir um teto mais fresco e fechar com vidros.

Para a janela, eu mesma fiz uma cortina toda azul e branca, clarinha, bem levinha, do jeito que gosto para nos dar uma certa privacidade. Cortei e costurei toda a cortina enquanto meu marido assistia ao jogo Brasil x México. Ele nervoso, levantando a cada cinco minutos. E eu, nem aí pro jogo, tava feliz da vida pela tarde livre, com tempo de costurar essa cortina. Sou tão simplesinha, coisas tão pequenas me tornam tão feliz, uma felicidade até meio infantil...

Foram necessários 15 metros de tricoline porque queria bem franzida, farta. Parece babadinho, não parece? Não são. Já fiz um passo a passo aqui desse modelo quando fiz cortinas para a pia dessa mesma cozinha - bem fácil, coisa que qualquer iniciante nas costuras consegue fazer, pois é só saber costurar reto. Vou ensinar de novo.
Não podia gastar mais, já que todas as economias foram para a obra. Fiquei matutando que tecido usar, já que gosto tanto dos 100% algodão. Então, fuçando umas lojas feias, meio mixurucas e sujas encontrei o tecido que procurava ao preço de R$ 6,90 o metro! Obviamente tem um pouco de sintético, mas não muito. Apalpei bastante o tecido, virei, dobrei e resolvi levar.

Embora um pouco sintético, não carecia molhar os tecidos antes do corte. Só os tecidos 100% algodão encolhem e soltam tinta na primeira lavagem. Resolvi  lavar na máquina para tirar a "inhaca" da loja fidida. Depois cortei 8 partes com 1.73 de altura e não diminui na largura.

A primeira coisa que fiz com as  partes foi retirar toda a ourela das laterais.
Você sabia que é necessário retirar essas ourelas? se não retirar quando for costurar as bainhas laterais fica tudo enrugado, fica feio. O bom desse xadrez é que ele veio bem certinho, segui um dos quadradinhos e fui cortando. Deu super certo! Às vezes não dá, heim? não vão seguindo qualquer caminho sem antes verificar onde isso vai dar. Já tomei na cabeça fazendo isso com um tecido xadrez. Fui parar na @#& que pariu, estragando todo o tecido. Nem sempre o desenho segue o fio do tecido.

Depois de cortado estendi cada "folha" no chão para me certificar que estava tudo certinho. Uso as cerâmicas do piso para servir como guia.
Depois disso passei zig-zag em toda a volta dos tecidos. 
Depois fiz as barras das laterais, apenas dobrando em cima de uma risca de fui costurando. Nesse caso eu não dobro duas vezes, só uma vez e já basta, pois ela vai ficar toda juntinha depois de instalada.

Do avesso fica assim:
 Do direito assim: Bunitinha, né? Precisa de mais?
Depois dobrei a parte de cima em 8 cm
Passei uma costura bem próxima à borda (ao zig-zag) e passei outra costura com 2.5 de largura, formando um "túnel", pois é nesse "túnel" onde irei introduzir o varão.
Depois introduzi apenas uma das cortinas no varão, apenas para marcar a barra. Marquei, retirei a cortina e, seguindo esse tamanho fiz as barras das demais. Deixei uma barra de 10 cm para dar um caimento bonito, pesado.
E esse gabinete, que já foi marrom, que já foi amarelo? Agora resolvi que seria branco - tinta nele!. Tenho esse móvel desde que meu casei. Já andou por todos os cômodos da casa, já sobreviveu a muitas mudanças, mas hoje parece novo. Dei apenas uma mão (acho que duas) de tinta (esmalte sintético à base de água), esperei secar e passei uma lixa, reforçando mais nas quintas, denunciando as cores e marcas do passado - um passado feliz, com as duas filhas pequenas correndo pela casa, os brinquedos espalhados pela sala, tudo encostado à parede para dar mais liberdade às meninas...
Os puxadores que já não puxavam mais nada, foram trocados por esses que comprei na Leroy Merlin. Parece que foram feitos sob encomendas.
Aos poucos vou incluindo mais coisas em minha cozinha. Um dia faço um puxa-saco, noutro panos de prato, avental, luva, jogos americanos... Tudo azul!

13 comentários:

  1. Olá Helena! Vim aqui procurando a sainha bailarina. Encontrei! Vou fazer para a netinha que vem passar uns dias aqui conosco. Obrigada pela explicação, vou fazer e te mostro. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Alice, tenho certeza que sua netinha vai adora a saia. Viu que indico um site que ensina a fazer sem utilizar máquina de costura? Já fiz uma daquela forma e fica perfeita.
      Beijos

      Excluir
  2. Linda demais a tua cortina azul! Olha que se você não contasse, não dava prá adivinhar que foi tão simples de fazer, Helena querida! Ficou maravilhosa, deu um ar de claridade, limpeza, aconchego... Amei também o móvel, tenho um guarda roupa que adoraria fazer isso, se o dia tivesse mais horas... Lindo o teu cantinho de churrasco, muito bem aproveitado o teu tempo - como o meu... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, traga o guarda roupa aqui para que possamos fazer juntas!!!
      Beijos

      Excluir
  3. Que linda!!! Eu acho o padrão quadriculado combina tão bem com cozinhas.
    Por isso que quando fiz a cortininha da pia de minha cozinha optei por esse padrão.
    Ficou ótimo o seu trabalho. Parabéns.

    Eu também fui costurar na hora do jogo Brasil X México.
    Estou fazendo fronhas com rendas que tenho de sobra em casa.
    Depois publicarei no meu blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatinha, fronhas com rendas? nossa, eu amo demais, super românticas. Vou ficar de olho em seu blog para ver.
      Beijos

      Excluir
  4. Helena, o nome disso é ¨FE-LI-CI-DA-DE¨.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena tudo bem..? Nossa, Linda demais a tua cortina azul amei..!
    Parabéns adoro seu blog.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Helena, ficou lindo ou linda sua cortina. amo suas dicas e idéias! abraços Rosenice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosenice. Adoraria ter mais tempos de postar mais coisas. Beijos

      Excluir
  7. Helena, estive fora uns dias, sem net e quando regresso encontro esta beleza.
    Parabéns querida. Esse espaço está encantador.
    Ainda não me dispus a pegar em tintas e pinceis, mas, um dia destes sigo o seu exemplo e fico assim shabby chic (aprendi que é assim que se chama este estilo pretensamente envelhecido).
    Beijinhos e tenha um muito feliz final de semana que está aí a chegar!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com