Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de janeiro de 2015

O tecido certo

Atendendo ao pedido da Denise - uma querida seguidora do blog - hoje vou dar umas dicas de como escolher tecidos compatíveis com seus projetos. Vou falar dos tecidos que usamos para costurar roupas para vestir a casa, pois esse é o perfil do curso e do blog.

Aqui no curso só trabalhamos com tecidos 100% algodão, na grande maioria tricolines ou brins. Todos SEM ELASTANO. Já falei do problema do elastano aqui


Na hora da compra
Uma dica boa é NÃO confiar no vendedor - alguns estão lá apenas para vender. Pegue o tecido na mão, vire, revire, estica...

Para saber se o tecido é de algodão, pegue um pedacinho e dobre, vinque com a unha e se  vincou, tenha certeza que é algodão - tecidos sintéticos  não dobram com facilidade, ficam espetados.

Para saber se tem elastano, estique o tecido no sentido das ourelas - se esticou não serve.  Há tecidos 100% algodão também com elastano, mesmo que o vendedor jure que não tem porque é 100% algodão. Faça o teste do estica,

Preparando o tecido para o uso
Sempre deixe seus tecidos de molho em água pura, dentro do tanque ou balde,  para que saia toda a goma, excesso de tinta e encolher o necessário antes da costura. Deixe-os dobrados dentro da água. No dia seguinte, apenas retire o excesso de água e estenda na sombra e não deixe secar demais. Passe a ferro, dobre pelo avesso e guarde. 

Na hora do corte:
Etapa que julgo mais importante. Preste bastante atenção! Sempre corte pelo lado avesso, tendo como base a ourela. Despreze as ourelas e rebarbas quando for cortar. Se estiver usando um molde, observe as marcações descritas no molde (sentido ourela, fio,  etc). Se a peça que irá fazer é um quadrado ou retângulo, faça um molde em papel duro para facilitar. Caso tenha base de corte, corte um pouquinho maior e acerte na base. Eu gosto de acertar na base, utilizando o cortador.


Escolha de cores e padronagens

Seja coerente. Se for costurar peças pequenas, procure usar estampas miúdas. Fuja dos xadrezes graúdos que denunciam escandalosamente se cortou um pouquinho torto - e nem sempre o desenho segue o fio do tecido. Prefira xadrez miúdo que, além de mais gracioso, mais fácil de cortar e combinar com outras padronagens.

Vou listar abaixo os tecidos que usamos para alguns projetos do curso:

Jogo americano 

Quando faço jogos americanos em tricoline, gosto de usar entretela entre os dois tecidos ou manta. No caso da manta, primeiramente  você terá que prender a manta ao tecido principal, "quiltando". Eu, particularmente, gosto de usar tecidos, tanto na frente quanto nas costas, mais grossos, encorpados, desses que comprados em lojas de tecidos para decoração, sem nada no recheio. Apesar desses tecidos serem mais caros, vale a pena investir neles, evitando gastos e trabalhos com o material do recheio. Ultimamente ando notando que os jogos americanos vendidos em lojas (boas lojas de enxoval), não têm nada no recheio. Uma boa dica, para não encarecer muito seu trabalho, é usar na parte de cima um tecido bonito, mais caro e na parte de baixo brim cru, que  custa pouco, assim:
Avental:
Eu gosto de usar duas tricolines com cores e padrões diferentes. O acabamento fica mais bonito e o avental mais encorpado. Quando uso um tecido mais grosso na parte de cima, uso tricoline lisa como forro. Ambos os tecidos DEVEM ser 100% algodão, SEM ELASTANO. Procure estampas alegres, que combinem com os temas de cozinha - nada de exagero, de grandes galinhas, enormes bezerros... 

Xadrez com floral combina? Sim, claro, desde que o xadrez seja pequeno. Eu adoro misturar xadrez com florzinha, com bolinha. Dá um ar bem de casinha. 

Mas se você é daquelas que não sabe combinar tecidos, fica na dúvida, acha que tem mau gosto (????), vai xeretar nas lojas de enxoval, pesquisar no google (e no meu blog).

Luva de pegar panela:
Uso, tanto brim quanto tricoline, mas nesse caso é necessário manta no recheio, quiltada.

Guardanapos
Para uma mesa bem moderninha, gosto de usar tricolines (há trilhões de estampas lindas). Preste atenção na cor e estampa da toalha de mesa ou jogo americano para que fique um conjunto bonito, harmonioso. Se a louça for neutra, abuse das cores dos tecidos e vice-versa. Não combina tecido grosso para guardanapo, pois deve ser leve, macio para cumprir a sua função. Tecidos que não têm avesso são os melhores, como por exemplo linho, cambraia de linho, linho misto. Esse último você encontra a preços bem acessíveis e creia, eles batem um bolão em sua mesa. Eu sempre compro esses linhos mistos na Casa das Fábricas, na Savassi, em Belo Horizonte a preços bem em conta.

Bolsinhas e necessaires

Gosto tanto do brim quanto da tricoline. Para bolsas maiores gosto de usar tecidos para decoração, mas evite desses que desfiam muito, como o chenile. 

Enxoval para quarto

Para fronha, lençol, virol, capa para edredom e almofada, gosto de usar percal 200 fios, 100% algodão - por ser um tecido com largura maior e mais macio. Também uso tricoline quando não encontro a estampa no percal que é mais difícil. Para colchas, cobre leito gosto... Bem, na verdade eu gosto de comprar colchas prontas, pois não compensa o trabalho e o custo. Tenho algumas de gorgurão, gorgurinho, fustão, piquê. 

Cortinas:
Só faço pequenas cortinas, pois as maiores deixo para quem entende do recado. Faço apenas para cozinha, pia, lavabo... Veja aqui como fiz uma.

Se quiser visualizar melhor os trabalhos que citei aqui, entre no arquivo do bog Todas as postagens aqui, pois estão todas lá, arquivadas por data.

A escolha do tecido certo é, sem sombra de dúvida, o sucesso para o seu trabalho. Mas não desanime, essa experiência vem com o tempo e, acima de tudo, com um olhar atento a tudo. Evite tecidos molengas, finos, que desbotam demais, que esticam. Evite também ser tão pão-dura na hora da compra, pois costurar já é uma economia e tanto. 

Estamos em férias no curso e só começo a agendar novas turmas a partir do dia 15 de janeiro. Enquanto isso vou postando uma coisinha aqui e outra ali, de acordo com minha disponibilidade e inspiração.

12 comentários:

  1. excelente matéria........Boas dicas sobre tecido, pois a escolha errada do tecido inviabiliza todo o projeto...Gosto mais das estampas pequenas do que grandes,,..fica mais delicado....Um grande abraço e obrigada pelo compartilhar de conhecimento....abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, tecidos certos são realmente muito importantes para que o trabalhe saia perfeito,
    beijo Helena

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas amiga algumas me serviram,um beijao.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Adorei seu post. QUem sabe faz ao vivo ou posta no blog.. rsrs. Muito obrigada pelas dicas.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helena! Feliz 2015 pra você! Muito boa sua postagem, suas dicas de tecidos bateram com os que eu costumo usar. Um abração e bom restinho de férias pra você, Clau.

    ResponderExcluir
  6. Helena, querida, uma aula e tanto!
    A louca aqui estava pensando ser capaz de costurar cortinas para a sala!
    Vou deixar para quem sabe!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Helena, acabei de jantar e estava lindo e delicioso ... não desenformei!
    Os corações são um encanto, não são?
    Beijinhos, linda!

    ResponderExcluir
  8. Helena, não acredito! Tu sem fazeres nada? Perdão, mas não acredito!
    Esse calor dava-me muito jeito! Aqui congela-se.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Helena]

    Uma vez professora...sempre professora.
    Gosto muito da sua didática virtual.

    Sobre cortinas....affe...acabei de fazer as da minha sala foram 7m de tecido voil e mais 7 metros de forro cetim. Penei, quase chorei, fiquei com dor nas costas, deu vontade de desistir mas persisti. Jurei não fazer mais cortinas grandonas somente pequenas. Concluí e já está pendurada. Estou orgulhosa de mim, foi um desafio vencido. Depois coloco lá no meu blog para você ver pois ainda não as fotografei.

    Achei ótima a sua postagem sobre tecidos. Muito útil compartilhar essas experiências.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Helena]

    Uma vez professora...sempre professora.
    Gosto muito da sua didática virtual.

    Sobre cortinas....affe...acabei de fazer as da minha sala foram 7m de tecido voil e mais 7 metros de forro cetim. Penei, quase chorei, fiquei com dor nas costas, deu vontade de desistir mas persisti. Jurei não fazer mais cortinas grandonas somente pequenas. Concluí e já está pendurada. Estou orgulhosa de mim, foi um desafio vencido. Depois coloco lá no meu blog para você ver pois ainda não as fotografei.

    Achei ótima a sua postagem sobre tecidos. Muito útil compartilhar essas experiências.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Helena!!! Adorei a postagem! Não sei se você lembra de mim... Te escrevi há um tempo, falando que tinha me matriculado em um curso da Faetec aqui no Rio de Janeiro, mas que o curso acabou não acontecendo... Tinha até um blog chamado Costura & tal, mas acabei encerrando ele, pois comecei a fazer faculdade de Design de Interiores e criei um novo blog Criativa? Eu??? Pois é! Consegui este ano me matricular na Faetec de novo e espero que desta vez o curso aconteça de fato! Estou super ansiosa para começar a costurar de verdade!!! Aí, vou inserir o Costura & tal nesse novo blog ( http://dlyrio3.wix.com/criativaeu ). Vou continuar acompanhando seu blog que é ótimo!!!

    Beijos!!! Sucesso em 2015!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com