Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

14 de março de 2016

Linho, tão eterno...

O linho é o nome de uma planta que dá origem ao tecido do mesmo nome - tecido mais antigo da humanidade. O tecido é caracterizado como um tecido de luxo. Simboliza conforto e elegância. Não causa irritações ou alergias, oferece proteção contra a radiação UV e é altamente resistente. No antigo Egito usava-se para enrolar as múmias. A tumba do faraó Ramessés II, morto em 1.213 a.C foi descoberta em 1.881 d.C. e o tecido que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação.  Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada, em Turim, na Itália - o Santo Sudário.

O linho é um tecido, digamos, sagrado. E lindo. E eterno. Uso, tanto na decoração de mesa, em guardanapos, jogos americanos, toalha; como barrados nas toalhas de lavabo... Não tenho fotos dos infinitos trabalhos que faço com esse tecido.

Os mais finos e molinhos são as cambrais de linho, que também podem ser pura ou mista. Utilizado pela primeira vez em Cambrai, na França, em 1595. Gosto de usar nos guardanapos, camisas, batas...
Sendo puro ou misto, uso em vestidos, saias, calças.... Tenho infinidades de roupas nesse tecido. A desvantagem é que ele amassa. Mas se amassa é linho. É lindo. Ontem li uma matéria sobre moda, dizendo que vai voltar com tudo na coleção primavera/verão 2016. Voltar? de onde? Ele nunca se foi! 

Na dúvida do que se vestir, use um chamise de linho, um tubinho, use uma saia de linho com uma camisa de seda, com scarpin, uma pérola, um perfume chanel e ame. Coisas eternas...

Ideal para os dias quentes. Por ter a fibra natural é fresco. Enfim, sou fã incondicional desse tecido. Porém é caro. Mas eu, com meu olho pobre, enxergo longe. Não me importo se ele encontra-se jogado num canto de uma loja feia, bagunçada. Lavou tá novo! Mas cuidado, pois o barato pode custar caro. Examine bem, com lupa. Esse estava manchado de água, mas sei identificar uma boa mancha. Comprei a peça toda e fui atendida, na loja feia e bagunçada como uma lady. Pois não? "Sim,sim, senhora, por aqui, por aqui... Deixe que eu seguro a sua bolsa!" Adoro quando alguém pensa que sou rica! Deixa eu viver a minha ilusão, pô!
 Lavei, com sabão. Deixei de molho... 
Ai que canseira, deixei de ser a Cinderela e virei Gata Borralheira. Quase arrependida.

Olha a quantidade de tinta. Certamente o processo de fixação das cores durante a fabricação não foi bem feito. Dizem que deixar a peça de molho com água gelada e um pouco de sal durante uma hora resolve. Não fiz isso, fui adiante. 
 Usei amaciante, centrifuguei na máquina, estendi no varal e sai cantarolando. Penduro o tecido pelas ourelas, dobrado para evitar marcas do varal. 
Depois de seco fiz jogos americanos e guardanapos. Ficaram bárbaros. Foram para a mesa de domingo
 Ajeito um arranjo de flores desidratadas da mesma cor. Cores felizes! 
Uso os sousplasts quadrados recém pintados. Fazia tempos que queria fazê-los. Os redondos não combinam com os pratos quadrados, não acham ?
Linho, um clássico...
como as sedas...
como as pérolas...
como o amor...
Coisas que não se vão quando são verdadeiras...

Um comentário:

  1. Ah Helena, mas você é muito elegante, chic, se não é ,demonstra ser rica. Beijos. Amei sua travessa com todo o alimento, a mesa está chiquérrima.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com