Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de maio de 2016

Almoço com amigas da costura

Sexta-feira foi dia de encontrar com as amigas da costura. "Éramos Seis". Com exceção de apenas uma, todas foram minhas alunas um dia e se tornaram grandes amigas. 

O almoço foi na casa da Bertha - já falei dela AQUI. A sua hospitalidade ímpar. Logo que chegamos encontramos a mesa já vestida em uma linda toalha de linhão floral. 
A mesa é oval, grande e deve ter sido bem complicado fazer a barra. Usou viés bem largo. Estava impecável. Ela mesma fez especialmente para a ocasião!

Os guardanapos em linho vermelho com ponto ajour feito por ela. Havia outro menor fazendo um composé. Os dois amarrados com um lindo cordão como porta guardanapos, também feitos por ela.  As capas para sousplat também feitas por ela, em tecido vermelho. Aprendeu aqui, mas ela sabe fazer outras técnicas sem usar tecido. São maravilhosos seus sousplats pintados, patinados, craquelados, com decoupages... Em cada encontro uma mesa lindamente arrumada. Enche os olhos de beleza. Sinto-me uma privilegiada dentro de tanta beleza...
Todas levaram um presente para a dona da casa - não é combinado.  A jarra de vidro fora presente meu. Jarra nunca é demais. Usa-se para servir água, suco ou para por flores! 
O cobre jarra feito por ela, com guipir na borda. Uma delicadeza...
O cardápio foi comida chinesa que ela mesma preparou com a ajuda da empregada. A mesa é montada pela dona da casa. Faz parte da arte do bem receber. Uma boa anfitriã, seja ela rica ou pobre, com empregados ou não, é de bom tom ela mesma arrumar a mesa. Eu sempre observo esses detalhes onde vou. Aprendemos boas maneiras também fora de casa.
E tudo lindo, combinando, vasinhos com flores naturais, jarras com água e suco, vinho servido nas taças vermelhas. E conversamos e bebemos e rimos...

Nesses encontros sempre trocando conhecimentos. Todas costuram, umas também bordam, outras também pintam... Sempre saímos deles com um conhecimento a mais.
Saí de lá com essa receitinha deliciosa que foi servida como entrada. Ontem eu fiz aqui em casa. Ficou assim:
Usei apenas 1/4 de um melão pequeno cortado em cubinhos, uma bandejinha de presunto fatiado - cortei em cubinhos, 3 palmitos picadinhos e duas colheres (sopa) de maionese de vidro. Misture tudo e serve em pequenas porções.

Se não tem potinhos, serve na xícara de chá que fica bonito também.
Ela serviu em tacinhas de vidro, delicadas.

A sobremesa foi banana caramelada. Acho que é difícil de fazer, mas ela sabe tudo. Faz tudo perfeito.

E olhem os joguinhos de lençóis para bebê que aprendeu aqui a costurar o barrado e fazer as bainhas. Ela bordou - eu não sei bordar! Faz por encomenda. Já entrega assim, na embalagem maravilhosa, que ela mesma faz. A tampa em acetato, transparente para ver o que tem dentro.
E esse bordado fofo? E a fita combinando?
Aí quero ter netos, muitos netos para encomendar tudo com a Bertha. Quero casar novamente, renovar meu enxoval. Na verdade acho que quero ser a Bertha! Quero ser igual a ela!!! 


3 comentários:

  1. És uma fofa! Só tu para dizer "quero ser a Berta!".
    beijinhos, muitos, muitos
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helena! Que encontro maravilhoso, gostei do seu relato, parecia que estava lá! Linda mesa e ótima dica de entrada, parece bem refrescante. E o bordado da Berta??? Lindo!!! Também quero ter dons como os da Berta. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. OLA HELENA COMO SEMPRE TUDO LINDO NO BLOG..... TUDO COM AMOR....FICO FELIZ DE ESTAR AQUI QUE FIQUEI EMPOLGADA PARA COSTURAR,,,, JA FIZ VARIOS VESTIDOS PRA MIM ....AGRADEÇO A DEUS E VOCÊ HELENA....BJS

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com