Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de agosto de 2016

Seis Mac Lanches (e uma esposa feliz!)

Hamburguer feito em casa

A Janaina Depiné - minha amiga e ex aluna - postou em seu blog o "Mc Mama: o dia da família feliz". Ela cria tradições, como por exemplo, cada dia da semana estipula um cardápio. Mas o hamburguer que faz é uma vez por mês. No passado eu adotava uma rotina parecida por ser mais prático. No domingo eu planejava o cardápio da semana. Na segunda, depois que deixava minhas filhas no colégio, passava no supermercado e comprava tudo que estava na lista. E ia fazendo os pratos, de acordo com o cardápio. Hoje tenho uma ajudante e, por conta do meu trabalho, acabo deixando ela encarregada de preparar as refeições, com explicações que dou logo pela manhã, antes da primeira aluna chegar. Mas nos finais de semana eu mesma cozinho porque eu gosto, pois poderia pedir para ela deixar tudo adiantado.

Sexta-feira, inspirada no cardápio da família Depiné,  preparei hamburguer para a minha família "lanchar", como diz os mineiros.

Usei 350grs de carne moída.  Misturei um pacotinho de creme de cebola para dar liga poque não tinha chia e nem linhaça. E só.

Amassei tudo, abri a mistura com o rolo de macarrão, deixando a "massa" não muito grossa, pois queria moldar 8 hamburguers. Para moldá-los usei a boca de uma xícara de chá. Deixei a bancada enfarinhada para não grudar.
 Embalei com papel filme e levei ao freezer por uma hora mais ou menos.
Enquanto isso fiz pão. A receita, muito rápida e prática, eu já passei Aqui, mas você poderá comprar pão de hamburguer. Fiz 8 pães:
Enquanto assava os pães fiz uma mistura de maionese, mostarda e catchup. Cortei 2 tomates em rodelas, lavei algumas folhas de alface e separei 16 fatias de mussarela.
Os pães já estavam quase prontos. Liguei o George Foreman, coloquei um fio de azeite e os hamburguers um do lado do outro. Não coloquei os 8. Guardei 2 embalados no freezer.
A vantagem de usar o gril é a rapidez e sem sujeira. Nem deu fumaça porque não havia gordura.
Viram que beleza?
 Eu comi um lanche. A filha 2 e o marido, guloso, comeu tudo...
 ... e lavou os 3 pratinhos apenas, já que na grelha foi só passar um papel toalha. Essa foi a condição que ficou quando retirei os hamburguers.
E a condição das minhas unhas, que nem parece que fui para a cozinha!
Porque é sexta-feira e eu resolvi me cuidar mais. 

Um comentário:

  1. Como boa mineira que sou falo é merendar, háhahahah.
    Na Ana Maria super chefinho da semana passada um chef aí de BH deu a receita de Hambúrguer gurmet com manteiga clarificada quase morri de vontade de comer. Logo fui atrás pra saber que manteira é essa.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com