Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de janeiro de 2018

Natal combina com nozes!

Uma das sobremesas que servi no Natal foi esse pudim de nozes, muito fácil de fazer e tão sofisticado  Na mesa, faz um vistão!

Ingredientes:
  • 1 xícara de nozes (trituradas no grosso). Aqui em BH eu compro no Mercado Central já picadas, a granel que custa menos do que as inteiras. Vai picar mesmo, né? Reservo umas 6 - que você pode comprar em separado - só para enfeitar 
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas (mesma medida) de leite comum
  • 3 ovos
  • forma para pudim
  • panela de pressão, dessas que não têm aquela borda virada para dentro
Para o caramelo:
  • 1 xícara (chá) açúcar
  • 1/2 de água
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. Bata bastante. Se quiser acrescentar 3 gotinhas de essência de baunilha, pode. Desligue o liquidificador e acrescente as nozes picadas não muito grandes e também não muito finas.

À parte faça o caramelo no ponto de fio. Se não sabe é assim: leve o açúcar ao fogo (gosto de fazer o caramelo numa caneca de alumínio). Deixe o fogo alto até dissolver o açúcar, mas cuidado para não queimar. Depois que dissolver, adicione a água e abaixe o fogo. Deixe assim, sem mexer até perceber que já está ficando grossinho, borbulhando. Quando colocar a colher ele escorre como um fio. Jogue na forma e vire para um lado e outro até toda a parte interna da forma ficar envolvida com o caramelo. Despeje o pudim na forma. Coloque a forma dentro da panela de pressão com uns 3 dedos de água. Nem sempre cubro com papel alumínio porque a minha panela é alta. Tampo a panela de pressão e deixo pegar pressão no fogo alto. Assim que começar a apitar, diminua o fogo e conte de 15 a 20 minutos. Depois desse tempo desligue, espere sair a pressão naturalmente, deixe esfriar e desinforme num prato. 

Com o caramelo que ficou no fundo da forma, leve ao fogo até derreter, coloque as nozes que separou, misture e jogue por cima do pudim. Leve para gelar.
Ele ficou assim moreninho foi porque usei leite condensado sem lactose. O leite também foi sem lactose.

Ai, marido agora sismou que o leite não faz bem. Sempre bebeu leite feito bezerro! Coisas da vida moderna!

Um comentário:

  1. Maridos é sinónimo de modas. O meu, passa a vida inventando tendências. Leite, nem pensar! Haja paciência.
    Gostei do pudi. Vou fazer um destes dias. Bom domingo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com