Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

14 de fevereiro de 2018

O básico do curso de costuras

Como falei no post anterior, fiz uma cirurgia para diminuir os seios. Algumas pessoas me escreveram, preocupadas, porque haviam entendido que retirei os seios! Oh, não, fiz uma redução por livre e espontânea vontade (ou necessidade?). Com a idade os seios tendem a ficar maiores, mais caídos, mais pesados. Tomei coragem e fiz. Estou me recuperando, sem poder levantar os braços, pegar peso, dirigir e dormir de lado. Ai, que dureza. Foram retirados, no total 1.200 kg. O corte foi bem grande. Mas passo bem.

E enquanto não posso voltar às atividades, vou me distraindo, costurando coisinhas básicas para incentivar àquelas que pretendem aprender a costurar. Em poucas aulas você já é capaz de fazer...

Novas capas de almofadas

Para deixar a casa com ar renovado!

Ensino da forma mais prática possível, usando o tecido inteiro, dobrando em forma de envelope e com zíper embutido. Não gosto de nada complicado e demorado. Mas tem que ser bonito e bem feito, hein?
 Também fiz  jogos americanos, bem na cor do verão, alegre. Apenas dois tecidos (brins). Nada de manta que custa caro, dá trabalho e não se usa mais! Nada de entretela que, com as lavagens soltam, enrugando. Ah, que feio!
 Usei na  mesa retangular da sala de jantar, formando uma bonita composição com as almofadas. Alegria, meu povo! Carnaval já passou, mas a vida continua.
 Também dá para usar na mesa redonda. Jogos americanos individuais são muito versáteis. Adoro.

Os guardanapos e porta-guardanapos eu já tinha. São muito versáteis. Uso prendendo os guardanapos - sua principal função
Mas também como enfeite no centro da mesa quando não tenho flores
Também pendurados em galhos secos que recolho pelos campos, barrancos e capoeiras! 

 Não gosto de uma casa entulhada de enfeites, onde a circulação de pessoas fica comprometida. Esses arranjos vão bem nos cantos vazios, debaixo de escadas, hall de entrada...
Aqui uma foto onde mostro tudo
Nem muitos tapetes eu gosto para não me irritar caso a cachorrinha faça deles cobertor. Ai dela!!!
E tudo o que mostro aqui eu ensino nas aulas de costuras que, devido ao meu repouso e feriados de carnaval, as aulas terão início na primeira semana de março.  
Mas, se a sua intenção não é fazer o curso completo, venha aqui que lhe ensino apenas o básico, suficiente para fazer algumas roupas de mesa e capas de almofadas.

Venha deixar sua casinha com ar renovado. Venha?

14 comentários:

  1. boa tarde Helena
    tudo muito de bom gosto como tudo que faz parabéns! amo vermelho !
    que tenha uma rápida recuperação
    forte abraco elisa

    ResponderExcluir
  2. Helena, os seu exemplo é irresistível. É verdade, manter ou tornar uma casa bonita e confortável custa pouco - empenho e criatividade.
    Gosto imenso dessa tua sala, prática, mas imensamente acolhedora.

    P. S. 1 200 g retirados? Estou impressionada. (Acho que não tenho tanto, nem parecido) . Fez mesmo bem!

    Oxalá recupere rapidamente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que se recuperar bem. Eu engordei 20 e poucos kilos e me impressionei no tamanho dos indivíduos kkkk. Mulher de garra você. E como sempre arrasando nas mesas ainda chego la. Como eu queria encontrar uma Helena gauchinha kkkk, mas como não se faz cópias humanas vamos levando, adoraria colocar ziper sem medo tenho vários comprados mas o medo e maior o que você aconselha pra treinar? Tem uma dica? E quando você começou foi difícil? Depois de tanta pergunta manda a conta kkkkk vou me despedindo bj fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena, acabada de sair de uma cirurgia e já com tanta atividade. Almofadas sempre são bem vindas numa casa pois colorem e mudam um ambiente de forma rápida e com custos controlados. Achei lindo o jogo americano, super versátil. Quanto à pergunta que me fez no blog, vou lhe responder: mosaico é sempre feito de fora para dentro. Foi nessa técnica que me baseei para colar os pompons. Mas assista os videos da Veronica Kraemer que ela ensina técnicas para mosaico super acessíveis para principiantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A mesa está linda linda! Não sei se é dos individuais, de é das flores... deve ser do conjunto!! Ainda bem que já está quase quase a 100%... tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, mandei um e-mail para você, onde ensino a fazer a capa de almofada.Tente fazer. Se não conseguir, me avise. Eu não costumo trocar o pezinho para zíper, pois tenho alunas com máquinas muito antigas que não têm essa alternativa, mas fica bom, tudo escondido.

    Eu comecei a costurar logo que conheci meu marido. Entrei numa escola grande de corte e costura em roupas, mas eu não evoluía, pois ficávamos meses apenas desenhando moldes. Acabei desistindo do curso e fui aprender sozinha, batendo a minha cabeça, pedindo ajuda para um e outro. Só fui mesmo me aperfeiçoar depois que me mudei para minas, onde passava muito tempo sozinha. Mas foi dando aula que evoluí bastante. Estou sempre me aperfeiçoando, encurtando caminhos para simplificar para àquelas que estão iniciando. Os 20 quilos que adquiriu foi devido ao quê? Sempre fui magra de peitos grandes, mas com a idade, fui ganhando uns quilinhos que foram todos para os peitos! Arrependo de não ter feito antes, para poder usufruir mais, deixei de usar tanta roupa que queria... Algumas já não dá mais. Hoje sou uma senhora!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. oi Helena

    Primeiro deixa eu falar que fiquei de olho no seu piso maravilhoso de sala, madeira dá um aconchego <3
    Ah eu imagino o qto é trabalhosa esta cirurgia que fiz aos 18 annos. Bem chata a recuperação, dolorosa, mas logo passa. Bem eu engordei bastante e sempre digo ao meu marido se eu conseguir emagrecer tens que me dar outra cirurgia no seio, ahaha
    Amiga vc ja fez muita coisa pra quem está de repouso hein! adorei suas costuras.
    Sobre o post em roxo o texto foi escrito pela equipe do habitissimo mas eu troquei mais da metade das fotos, procurando imagens em roxo mais atuais, por isso tb achei .

    bjus
    obg pela visita
    e que rapidinho estejas super recuperada, curtindo este sensação de ter ficado mais leve e confortável com seu corpo :D

    ResponderExcluir
  8. Suas coisas são sempre muito bonitas.
    Que bom estás recuperando.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom dia... Onde encontro as aulas? Só consigo ver fotos.... Agradeço o retorno!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia... Onde encontro as aulas? Só consigo ver fotos.... Agradeço o retorno!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia... Onde encontro as aulas? Só consigo ver fotos.... Agradeço o retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma postagem ensino, Allyne. Veja aqui: https://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2018/02/como-visualizar-pagina-completa.html

      Excluir
  12. Olá, quando visualizamos o blog pelo celular, precisa colocar "visualizar pela web" lá a página é moatrada com todas as janelas. Mas me mande um email helenacompagno@hotmail.com ou entre na página do fb da Minha Primeira Costura

    ResponderExcluir
  13. Olááá!!!!

    Passeando pelos blogs de arte, decoração, encontrei esse cantinho lindo aqui e já amei, hehehe
    Que delícia de post. Acabo de ser inspirada (de forma a querer correr pra loja de tecidos e pra máquina de costura) e fazer as capas de almofadas novas que tanto adio e os jogos americanos com os guardanapos... aff. Um dia resolvo esse ponto da minha lista, Kkkkk
    Os seus ficaram perfeitos, alegres, cheios de personalidade. Decorou sendo útil, amo isso!
    Beijokas mil e até breve.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com